Imagem Ilustrativa |
Segundo a SES, este ano já foram notificados 61 casos de meningite, sendo 29 confirmados e 32 descartados. Em todo o ano passado, foram notificados 130 registros, sendo 86 confirmações e 44 descartes. Segundo a chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas, Anna Stella Pachá, "estes dados estão relacionados a todos os tipos de meningite ocorridos no estado e a periodicidade de maior notificação é no inverno".
Em relação a mortes, 2013 tem três mortes confirmadas. Em 2012, foram 14.
De acordo com a Secretária de Saúde de Campina Grande, Lúcia Derks, a vítima mais recente tinha recebido atendimento em Conceição, de onde tinha sido encaminhada para Campina Grande. No dia 19, o rapaz deu entrada no hospital, morrendo no dia 24.
"Não existe risco nenhum de contaminação neste tipo de meningite. Não há risco para a população, mas serve de alerta para que as pessoas saibam que uma simples sinusite ou abcesso no dente pode levar à meningite e precisa ser tratado", afirmou a secretária de saúde.
Na Hospital Antônio Targino, a vítima chegou apresentando quadro infeccioso em um dos dentes e crise de sinusite. Com o agravamento do seu estado de saúde, ele foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas cinco dias após dar entrada no hospital, ele não resistiu à doença e morreu. A Secretaria Municipal de Saúde investiga ainda três casos suspeitos meningite em Campina, mas as vítimas não morreram.
G1