29 de out. de 2011

Após três derrotas, Botafogo tenta reagir e afundar o Cruzeiro


Foto: Fernando Soutello/AGIFAmpliar
Elkeson volta ao time titular após ficar no banco de reservas contra o Avaí
Foram duas chances para assumir a liderança do Brasileirão, mas o Botafogo tropeçou em ambas. Para piorar, acabou goleado pelo Santa Fé, sendo eliminado da Copa Sul-Americana na última terça-feira. Tentando se recuperar de três derrotas seguidas, o time carioca enfrenta o Cruzeiro neste sábado, às 18h, no estádio Engenhão, pela 32ª rodada doCampeonato Brasileiro.
Se a posição do Botafogo é confortável, apesar do momento irregular, o Cruzeiro segue preocupado com a zona de rebaixamento. Na 15ª colocação, com 34 pontos, o time mineiro chega para empolgado pela virada diante do Atlético-GO, que findou um jejum de onze rodadas sem vitórias, mas sabendo da dura missão, já que o time carioca não perdeu no Engenhão neste Brasileiro.
O bom retrospecto em casa é um dos motivos da alta confiança do técnico Caio Júnior. O treinador diz que o bom futebol do time carioca voltará neste sábado. "Nunca estive tão confiante como nesse jogo. Se depender do espírito, da vontade de ganhar e mostrar que foram apenas tropeços, os torcedores vão ver o Botafogo que empolgou em muitos jogos. É óbvio que tem um adversário, mas para perdermos o jogo o Cruzeiro vai ter que jogar muito bem", avisou.
Porém, se o técnico Caio Júnior está otimista, para o volante Renato, a posição do Cruzeiro na tabela é enganosa. Ele acredita que o elenco do time mineiro é de qualidade e deveria estar disputando o título.
"Pelo time que o Cruzeiro tem, poderia estar brigando pelo menos pela Libertadores, mas poderia até estar lutando pelo título. Eles vão jogar fechados, não querem sofrer gols. Sabem que se sofrer gols, a situação piora. O grupo acredita nas condições que tem. Respeitamos eles, mas vamos em busca dos três pontos", disse o jogador do Botafogo.

Para a partida contra os mineiros, o Botafogo terá três mudanças em relação ao último jogo. O meia Elkeson, que foi para o banco de reservas por má fase, volta ao time titular na vaga de Felipe Menezes. Marcelo Mattos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, dará lugar ao volante Lucas Zen, de 20 anos, que estava com a seleção brasileira sub 20 no Pan-Americano. A última mudança fica por conta da entrada de Alessandro na vaga de Lucas, expulso na derrota contra o Avaí.
Foto: VipcommAmpliar
Anselmo Ramon passou boa parte do Brasileirão na reserva, mas será titular contra o Bota
Cruzeiro cauteloso
Autores dos gols na vitória do Cruzeiro sobre o Atlético-GO, Anselmo Ramon e Farias foram mantidos como titulares. "Temos que manter a dupla de ataque, até para dar confiança para os jogadores. Um (Farías) marcou um gol, o outro (Anselmo Ramon) fez dois. Brigaram muito e serão titulares novamente", afirmou o técnico Vágner Mancini. Wellington Paulista volta de suspensão e pode enfrentar o ex-clube se entrar no decorrer da partida.
Leia mais: Dircel Lopes visita a Toca para apoiar jogadores do Cruzeiro
 
O treinador do Cruzeiro montou um esquema especial para tentar conter o poderio do Botafogo no Engenhão, já que o time carioca é o melhor mandante do Brasileirão. Como o lateral Vitor não vinha bem, promoveu a entrada do zagueiro Léo na defesa, fortalecendo o setor com três defensores. "O  Botafogo é o time mais ofensivo do Brasileiro na minha opinião. Chegam com quatro jogadores à frente. Temos que encurtar a marcação. Um jogo complicado, um time agressivo. Quem joga lá tem que entender isso e se concentrar em uma marcação diferente", explicou o treinador cruzeirense.

 
Mancini perdeu o volante Fabrício, com uma lesão muscular na panturrilha direita. Por outro lado, conta com o retorno de Charles para a função. O volante, recuperado de um estiramento na coxa direita, revela que não está na condição física ideal, mas vai para o sacrifício para ajudar o Cruzeiro na luta contra o rebaixamento.
Siga o iG Botafogo e o iG Cruzeiro e receba as notícias do seu time em tempo real

"Fisicamente estou horrível. Mas no momento em que o time se encontra, não pode ficar preocupado se está bem fisicamente ou com uma dorzinha. Vou para o sacrifício", afirmou o volante cruzeirense. Outro que se recuperou de um incômodo muscular é Roger, que chegou a ser dúvida mas está confirmado para a partida.
FICHA TÉCNICA - BOTAFOGO-RJ X CRUZEIRO-MG
Local: Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 29 de outubro de 2011 (Sábado)
Horário: 18 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Carlos Manzolillo (DF) e Julio Cesar Santos (RS)
BOTAFOGO: Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Lucas Zen, Renato, Elkeson e Maicosuel; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Caio Junior
CRUZEIRO: Fábio; Leo, Naldo, Victorino e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Charles, Roger e Montillo; Farías e Anselmo Ramon
Técnico: Vágner Mancini
IG