Os mananciais são responsáveis por cerca de 100% do abastecimento d’água das duas populações, e segundo dados da gerência operacional de mananciais da AESA, relatório emitido no último dia 14 dá conta que o açude Carneiro em Jericó apresentava 44,8% de sua capacidade com 14 milhões de m³ de água. Já o de Riacho dos Cavalos possuía 51% de sua capacidade de armazenamento de água com 9 milhões de m³.
Moradores das duas cidades que não quiseram revelar os nomes revelaram que nos dois reservatórios os problemas são comuns, onde formigueiros ameaçam “as paredes” dos dois mananciais.
Carneiro fez apelo a AESA para tomar providências, caso sejam confirmadas se as fissuras apresentam riscos de desabamento nos dois mananciais, antes do período intensivo das chuvas no Sertão, a partir de março.
“Com as medidas, que devem ser tomadas em caráter emergencial, queremos assegurar tranqüilidade aos moradores de Jericó e Riacho dos Cavalos”, destacou.
Ele revelou que vai encaminhar o pleito às autoridades através da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa e solicitou tratamento prioritário ao pedido.
Dois colegas da Assembléia Legislativa manifestaram solidariedade à propositura do deputado Janduhy Carneiro.
DO PORTAL CORREIO