20 de fev. de 2012

UEPB terá campus dentro de presídio em Campina Grande


A reitora da Universidade Estadual da Paraíb, Marlene Alves, e o secretário Harrison Targino preparam a inauguração do novo campus dentro do presídio Serrotão em Campina Grande, que está prevista para o início do próximo ano. Na ala feminina, haverá berçário, ambulatório, biblioteca, fábrica de cinto e bolsas e sala multiuso com recursos audiovisuais.
Já para a ala masculina, será construída fábrica de pré-moldados, oito salas de aula, biblioteca, além de salas de informática, leitura e vídeo. Um escritório-modelo jurídico também faz parte do projeto, que constará de três parlatórios, sala de videoconferência, sala para advogados, copa, banheiros e sala de apoio.
Ainda na área da educação foi assinado um convênio com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), pelo qual os detentos poderão cursar desde a alfabetização até a universidade. Também será realizado concurso de contos e poesias em presídios de Campina Grande. A editora da UEPB lançará um livro reunindo essa produção literária dos detentos.
O secretário Harrison Targino ressalta que a UEPB é um exemplo de parceria com o sistema prisional. Para ele, a universidade cumpre com as responsabilidades do Estado em relação aos que romperam com as regras da convivência social e oferece espaços de socialização e de políticas públicas inclusivas que preparam para o retorno ao convívio social.
"O sistema penitenciário não tem apenas o objetivo da contenção, a ressocialização e o desenvolvimento humano também são obrigações do sistema prisional, e para trazer à sociedade um ser humano melhor buscamos parcerias que capacitam, qualificam e dão oportunidade de crescimento ao detento".
Harrison Targino disse que essa ação conjunta está tornando o sistema penitenciário paraibano mais humanizado. "Avançamos muito na ressocialização através desta parceria com a UEPB que investirá capital humano e financeiro no sistema prisional, mais que isso humanizará a realidade prisional", ressaltou.
"Cidadania é liberdade" - O convênio com a UEPB faz parte do projeto de ressocialização "Cidadania é Liberdade", lançado pelo governador Ricardo Coutinho, e cuja diretriz é a promoção de ações de educação, trabalho, cultura e saúde voltadas para a ressocialização dos detentos. Pautado em valores éticos e democráticos, o programa cumpre com as responsabilidades do Estado em relação aos que romperam com as regras da convivência social, dando oportunidade para que esses possam se recuperar socialmente.
"A ressocialização pode representar mais que um ganho social, pode levar à redução de índices de reincidência criminal, nosso maior desafio dentro da ressocialização é vencer o preconceito e proporcionar a inclusão social dos detentos, as parcerias de empresas e instituições em um programa específico como o 'Cidadania é Liberdade' são um grande passo", avalia o secretário.
Qualificação profissional - Recentemente, as detentas do Presídio Regional receberam certificados de conclusão dos cursos de maquiagem e assistente de cabeleireiro, dentro do programa de qualificação profissional oferecido pelo Governo do Estado em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba.
A diretora do presídio, Raqueline Barreto, informou que 30 detentas receberam os certificados após 60 horas de aulas. Novos cursos serão ministrados, entre eles os de capacitação em culinária, artesanato, manicure e secretariado.
"Quando sairmos daqui, teremos uma profissão para trabalhar e começar uma nova vida. Quando for me apresentar em qualquer lugar, vou dizer que sou maquiadora. Minha família terá orgulho de mim", revela a detenta Mirna Silva.
Para o juiz da Vara das Execuções Penais, Fernando Brasilino Leite, não há parâmetro para calcular a importância do projeto como. "A detenta que hoje recebe o diploma desse curso quando sair do presídio tem uma profissão já assegurada. Será incluída na sociedade e no mercado de trabalho, pois essas profissões estão em alta", assinala.

ASSESSORIA