24 de fev. de 2012

A SAÚDE DA MULHER É UM ASSUNTO SÉRIO

 Pedra Lavrada(PB)- A Saúde da Mulher em Pedra Lavrada é uma séria preocupação do Governo Municipal, para isso o Município vem investindo sério no ESF e em medidas que visa atingir a comunidade feminina com um serviço de qualidade, que vise à segurança no diagnóstico e o diagnóstico precoce de doenças fatais como câncer de mama e do colo do útero.



Só no ano de 2011 centenas de exames Citológicos foram realizados no município, assim como campanhas educativas, preventivas e de orientação a toda a comunidade feminina. O Exame Citológico, ou como é conhecido Exame de Lâmina, ou Papa Nicolau, deve ser realizado prioritariamente as mulheres com idade de 25 a 59 anos, segundo a OMS.  Todavia os cuidados não se resumem apenas ao exame Citológico, as orientações seguem adiante com o encaminhamento das mulheres dentro da faixa etária de risco para exames de Mamografia e o para o médico Ginecologista, mas o ponto alto de principal importância está na atuação do PSF e de seus profissionais, que promovem o acompanhamento de todas as famílias do município, com acompanhamento individual e coletivo, através de campanhas, palestras, orientações, distribuição de camisinhas, medicamentos, acompanhamento de pré-natal, e diversas outras atividades, que incluem as mulheres e facilitam o contato e socialização com o assunto que em muitas ocasiões pode se parecer ainda um tabu e no PSF, a linguagem da equipe para com o paciente, transforma em rotina.

Os exames de Mamografia são assegurados pela Pactuação do Município com o Consórcio Intermunicipal de Saúde, onde mensalmente são realizados exames dentro e fora do município e atende diversas áreas da saúde, não apenas Ginecologia. O Exame Citológico, assim como a realização periódica da Mamografia, detectam mais rapidamente o Câncer de Colo de útero e de Mama, assim como aumentam as chances de um tratamento com sucesso.

A importância na realização do exame citológico também é enorme na detecção de doenças simples e de fácil tratamento como a exemplo da Candidíase, doença sexualmente transmissível e de fácil contaminação por fungos através do ato sexual, assim como outras diversas DSTs de tratamento acessível e se detectado a tempo, pode evitar, além de inúmeros transtornos a saúde e a vida social, principalmente a morte.

O Trabalho não se resume ao posto médico. A Secretaria de Saúde em conjunto com o ESF, tem realizado um trabalho muito importante nas escolas do município, com realização de palestras educativas sobre drogas, gravidez na adolescência, uso seguro da camisinha e anticoncepcionais e outras orientações importantes para a saúde da mulher.

“Para 2012 a meta é continuar oferecendo um serviço de qualidade para toda a comunidade e oferecer a oportunidade aos profissionais de saúde de continuar trabalhando em um município que tem na saúde uma das áreas mais importantes da administração e que requer cuidados mais que especiais, somos empenhados em oferecer o melhor e não medimos esforços em servir como se deve ser, da melhor maneira possível, não foi em vão, que fomos considerados o primeiro lugar em investimentos em saúde segundo a pesquisa FIRJAN” enfatizou o Prefeito Tota.

Se você tem entre 25 e 59 anos e ainda não realizou o seu exame citológico, procure o posto de saúde mais próximo e agende o seu. É indolor, rápido e eficaz e o melhor, não custa nada é um direito seu mulher. Vamos Unir Pedra Lavrada Contra o Câncer do Colo de útero.

Lenira Cunha 
Ascom