Matéria veiculada no Jornal da Paraíba do último domingo (18) revela que foi encontrado irregularidades na área de saúde da prefeitura de Picuí, a fiscalização foi promovida pela Controladoria Geral da União (CGU) o ano passado e constatou um desvio no valor de R$76.529,65 , referentes a aquisição de medicamentos excepcionais com preços superiores aos recomendados pela câmara de regulação do mercado de medicamentos.
Na Paraíba, 80 cidades já passaram pelo crivo do órgão, que verifica o uso de recursos enviados pelo governo federal. A maioria dos desvios é na área da Saúde, aquela que o povo mais precisa . A gestão municipal de Cuité também reclama de Buba Germano então prefeito de Picuí reter recursos da saúde oriundos dos municípios para o Hospital Regional em Picuí.
Os desvios nestas 80 cidades paraibanas chegam a passar dos 664 milhões. Com os valores fiscalizados, o valor desviado somente da saúde equivale à construção de quase 7 hospitais de alta complexidade.
Na prefeitura de Picuí a fiscalização foi realizada no ano passado, e pode identificar o desvio de finalidade na ordem de R$ 76.529,65 referente a medicamentos com preços superiores aos recomendados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, pasmem a prefeitura alegou que não sabia da existência de uma tabela de preços referente aos produtos.
Desvios causados pela corrupção vai muito além do financeiro e atinge diretamente a sociedade que deixa de receber os serviços para quais as verbas desviadas foram destinadas. Na maioria das vezes, de áreas essências como educação, saúde e saneamento básico.
Com Dema Macedo e informações do Jornal da Paraíba - Edição 18 ,Maio ,2014
Enviar por e-mail