A cidade de Campina Grande ficou em estado de alerta máximo e o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Município evacuaram parte dos bairros de Bodocongó, Vila dos Teimosos, Conceição e Rosa Mística depois que barreiros localizados nos arredores da cidade se romperam na tarde desta terça-feira (19). As autoridades temiam que a água antes represada invadisse com violência a cidade e provocasse mais destruição, mas no final das contas os riscos não se confirmaram.
A área próxima ao Canal de Bodocongó foi totalmente isolada e o trânsito suspenso. A operação de evacuação dos bairros provocou tumulto e correria na população amedrontada, mas depois do susto a administração municipal de Campina Grande justificou que toda a operação foi em caráter preventivo e que na hora da ação eles tinham que esperar pelo pior.
As chuvas continuam na cidade, mas pelo menos por enquanto foi afastado a possibilidade de um novo alagamento em grande escala, como aconteceu no final de semana. Mas o rompimento dos barreiros foi confirmado.
“Realmente houve o problema iniciado na região de Genipapo e a água até chegou ao início da cidade, mas longe de ter a mesma força que imaginamos ser possível. Que bom que estávamos preparados”, declarou Alex Azevedo, secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Campina Grande.
Ele disse ainda que a população poderia ficar tranquila, porque os riscos iminentes já não existem mais, mas ao mesmo tempo o secretário declarou que todos ainda precisam ficar em alerta. “A palavra de ordem nestes dias deve ser de mobilização e alerta. E assim devemos proceder”, concluiu.
Paraíba 1