É da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) o vencedor da primeira medalha de ouro do Brasil na Olimpíada Internacional de Informática (International Olympiad in Informatics – IOI), que este ano está sendo realizada na cidade de Pattaya, na Tailândia.
A competição, em sua 28ª edição, conta com mais de 300 participantes de cerca de 80 países, sendo cada nação representada por, no máximo, quatro estudantes. Cada aluno compete individualmente resolvendo quatro tarefas que envolvem programação de computadores, relacionados essencialmente a algoritmos, em até cinco horas.
Além do ouro, os outros três integrantes da delegação brasileira também trarão outras três medalhas de bronze para o país: Caíque Lira, com 327 pontos; Renato Pinto Junior, com 365 pontos; e Marcos Kawakami, com 360 pontos. Com a soma dos pontos, o Brasil ficou à frente de países como Inglaterra, França, Canadá, Alemanha, Espanha e Argentina.
A Olimpíada Internacional de Informática é uma das cinco olimpíadas acadêmicas para estudantes do ensino superior no mundo. Sua criação foi sugerida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e a primeira edição aconteceu em 1989, na Bulgária.
Do Paraíba Online Com ASCOM