Nova versão do superesportivo italiano tem sistema de capota retrátil inédito
A Ferrari ainda está devendo uma versão conversível do modelo 458 Italia, mas a dívida já tem data para ser quitada. A marca italiana confirmou nesta terça-feira (23) o lançamento da 458 Spider no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro próximo. E para acalmar os ânimos de seus fãs a marca também divulgou os primeiros dados e imagens do esportivo.
O modelo conta com um novo sistema de capota rígida retrátil, algo nunca usado em veículos do gênero “Spider”, a designação italiana para “carro esporte para duas pessoas”. Até então, as capotas usadas nesse tipo de carro da Ferrari eram de tecido.
Além desse novo aspecto, o teto da 458 Spider quando fechado deixa o veículo exatamente igual ao cupê Italia. Pela "cronometragem" da Ferrari, a capota do conversível abre ou fecha em 14 segundos e toda operação é mecânica. Quando esta aberta, o veículo assume um novo formato com dois santantônios estilizados em volta dos ocupantes. Todo aparato pesa 25 kg, informa a fabricante com base em Maranello.
Já a parte mecânica da 458 Spider é exatamente a mesma da Italia e com suas prestações. O motor é o 4.5 V8 com injeção direta de gasolina e capaz de gerar 570 cavalos de potência e 55 kgfm de torque. O mesmo vale para o câmbio, que é semi-automático com dupla embreagem e 7 marchas. No entanto, por conter mais reforços estruturais, o conversível é 50 kg mais pesado que o cupê e marca no total 1.430 kg na balança.A Ferrari também elaborou um novo tipo de difusor sobre o parabrisa que elimina a turbulência na cabine (com o teto aberto), o "calcanhar de Áquiles" dos conversíveis, em velocidade acima de 200 km/h.
Nessa configuração, a marca italiana afirma que sua nova máquina acelera do 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 320 km/h. Já o preço e quando o carro chega ao mercado os executivos da Ferrari dirão apenas em Frankfurt. A mostra alemã abre suas portas ao público entre 15 e 25 de setembro.
IG CARROS