23 de ago. de 2011

Estudantes paraibanos vencem competição nacional em São Paulo

Uma equipe da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) conquistou neste domingo (21) o 1º lugar da Maratona de Programação dos Alunos da Universidade de São Paulo (USP). Ao todo 120 equipes de todo o país participaram da competição.
 
Formada por Felipe Abella, Diogo Anderson e Phyllipe Cesar, a equipe campinense (intitulada Não Vai Subir Ninguém, em alusão à frase do Capitão Nascimento, no filme Tropa de Elite) foi a única a acertar todas as dez questões, acumulando 1.253 pontos.
 
“A maratona serve para selecionar as equipes da universidade paulista que vão participar da competição internacional anual de programação entre universidades - a ACM International Collegiate Programming Contest -, mas também é aberta para a participação de outras instituições”, observa o professor Rohit Gheyi, orientador do time da UFCG.
 
O concurso foi realizado de forma presencial no Centro de Ensino de Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME), da USP, e também à distância, através da internet. Cada time teve 5 horas para resolver 10 problemas envolvendo projetos e implementação de algoritmos.
 
Um dos componentes da equipe da UFCG, Felipe Abella Cavalcante já é veterano em premiações. No mês passado ele ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil na Olimpíada Internacional de Informática (International Olympiad in Informatics - IOI), realizada na cidade de Pattaya, na Tailândia. Ele conquistou 598 pontos de um máximo de 600.



UFCG