6 de ago. de 2012

Chefe da Embrapa avalia selo inédito concedido ao algodão colorido paraibano

O chefe da Embrapa Algodão em Campina Grande, Napoleão Beltrão, comentou nesta segunda-feira, 06, sobre o reconhecimento da qualidade do algodão colorido produzido no Estado.

A Paraíba ganhou no mês de maio um selo de Indicação Geográfica que garante a autenticidade do produto, e foi o primeiro Estado do Nordeste a receber tal reconhecimento. Para Napoleão, isto refletirá numa maior visibilidade do algodão no mercado mundial além de incentivar o aumento na produção paraibana, que ainda é pequena.

- Este reconhecimento é um diferencial em relação aos outros Estados que também cultivam o algodão colorido. É uma forma de se organizar melhor a cadeia produtiva e a comercialização do produto. O objetivo é garantir a lucratividade em todas as cadeias de produção, com base no nosso diferencial tecnológico que é a variedade de cores que só se encontra aqui – frisou ele.

De acordo com o chefe da Embrapa, uma grande preocupação do Órgão é a concorrência com outros países que também cultivam o algodão colorido, como a China, que tem uma significativa produção.

Ele destacou ainda que outras cores já estão em fase de desenvolvimento e os produtores têm recebido incentivos por conta da seca registrada na região.

- Providenciamos irrigação aos produtores e tudo indica que na próxima safra, com a regularidade do clima, teremos uma produção satisfatória para manter a cadeia operacional – finalizou.

As declarações repercutiram nesta segunda-feira, 06, na TV Paraíba.


Paraibaonline