15 de ago. de 2012

Várzea tem a melhor escola pública da Paraíba e Campina Grande a pior; veja ranking

Os dados são referentes aos alunos da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, em prova aplicada no ano de 2011.


A melhor escola pública da Paraíba posicionada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é do município de Várzea, localizado a 320 km da Capital. Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC), a Escola Municipal Sandoval Rubens de Figueiredo atingiu a nota de 6,6. Os dados são referentes aos alunos da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, em prova aplicada no ano de 2011.

O dado atesta que o colégio ultrapassou a meta de 2021, no qual visa que a média das escolas municipais e estaduais chegue à nota seis, mesmo índice atingido pelo ensino em países desenvolvidos, segundo o MEC.

Já entre os alunos da 5ª a 8ª série, a campeã com a melhor nota no Estado foi a Escola Estadual Instituto Dom Adauto, localizada em João Pessoa, com nota 5,3.

Na outra ponta do ranking está a Escola Estadual Isabel Rodrigues de Melo, localizada em Campina Grande, com a pior nota. O colégio obteve média 0,9. Índice refere-se aos alunos da 5ª a 8ª série.

Já no que se trata dos estudantes da 1ª a 4ª, com média 1,4, a Escola Municipal Professor Carlos Arbónio Marojá Di, que fica na cidade de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, teve a pior média.

O índice geral da Paraíba foi de média de 3,4 para 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Para o 1ª a 4ª série do ensino fundamental, o Estado ficou com 4,3.

A cada dois anos, o índice é medido e atualizado pelo Ideb, que foi criado em 2007 para medir a qualidade de ensino nas escolas de rede de ensino brasileira. O indicador é calculado com base nas taxas de aprovação e no desempenho dos alunos em provas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Clique na imagem para ampliar.



Portal Correio