Governador busca deflagrar agenda positiva junto aos municipios
R$ 50 milhões. É o volume de recursos que o governo do Estado está reservando para os projetos selecionados nos dois primeiros editais do Pacto pelo Desenvolvimento Social, cujos anúncios acontecem nesta segunda-feira , às 9h30, no Espaço Cultural, em solenidade comandada pelo governador Ricardo Coutinho diante de prefeitos e secretários municipais.
O governador disse que “o pacto representa a grande aposta do governo para a melhoria dos indicadores sociais e, consequentemente, da qualidade de vida da população. É preciso fazer com que os serviços de saúde e de educação melhorem, a agricultura familiar tenha espaço no mercado local e as políticas de inclusão sociais sejam efetivas. Estado e municípios devem caminhar conjuntamente para a melhoria dos serviços públicos”, disse.
Ele lembrou que os prefeitos acreditaram no pacto e encaminharam bons projetos, que foram analisados por uma comissão dentro de critérios técnicos e sociais. Ele acrescentou que o Governo do Estado apresentou uma proposta em conjunto com os gestores municipais sobre as metas de melhoria dos indicadores dentro do que prevê a contrapartida solidária.
Já na saúde, a meta é a redução da mortalidade infantil, por meio do reforço dos hospitais e da criação de serviços básicos e especializados para melhorar os indicadores de saúde em cada município. “Daremos um grande salto em áreas que são essenciais: a saúde e a educação”, disse o governador.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Manoel Ludgério, dentre os projetos selecionados estão reformas e ampliação de escolas, criação de bibliotecas digitais, equipamentos para auxiliar o ensino, ampliação e reforma de hospitais, compra de equipamento médico-hospitalar e criação de serviços especializados, como laboratório de análise clínicas e fisioterapia.
“O pacto é o primeiro modelo de parceria Estado-Municípios embasado em critérios técnicos e impessoais. A prioridade é que os investimentos reflitam nos serviços públicos a na melhoria da qualidade de vida no município”, explicou Ludgério.
SECOM