27 de abr. de 2011

NOVO PROTESTO SERÁ REALIZADO PELOS ALUNOS E ALUNAS DA ESCOLA GRACILIANO FONTINI LORDÃO ÀS 13h DESTA QUARTA-FEIRA (27)

O objetivo será a entrega do prédio que já está pronto e em plenas condições de funcionamento.


Alunos e alunas da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Graciliano Fontini Lordão, em Pedra Lavrada-PB, procuraram a redação do VOZDEPEDRA para divulgação de mais um protesto pacífico que será realizado em prol da entrega da Escola Francisco Ferreira à Comunidade Escolar.


A Escola Estadual Graciliano Fontini Lordão está funcionando precariamente em um prédio emprestado pela Prefeitura de Pedra Lavrada. As fotos abaixo são do local onde a escola está sediada.


Cisterna


Livros sem local adequado para armazenamento

Sala de aula

Salas expostas às intempéries


Foram apresentados vários problemas estruturais no prédio, como: paredes com fissuras, destelhamento no banheiro e salas de aulas, fiação elétrica exposta, cisterna que abastece a escola completamente invadida por “raízes” e outros “seres”(foto), calor insuportável, secretaria e sala de professores servindo de depósito de livros e outros materiais, ninhos de pardais e seus hospedeiros – os “cafifes” -, entre outros problemas relatados pelos alunos.


Telhado sobre o banheiro


Telhado sobre o banheiro

Livros armazenados de forma inadequada por falta de espaço


Material de expediente


Pastas com documentos da escola


Paredes com rachaduras


Trabalhos de alunos (maquetes)


Paredes com infiltração

Escola sem segurança


Infiltrações sobre os livros

Fiação elétrica exposta



"Sala" dos professores

O motivo da indignação da comunidade escolar é que, após um ano do protesto que fechou a Rodovia PB-177, - onde se reivindicava a duras penas a reconstrução da escola- , um motivo que é de desconhecimento de todos esteja impedindo que essas escolas funcionem lá.


O prejuízo é para as escolas Estaduais Francisco Ferreira e Graciliano Fontini Lordão. O VOZDEPEDRA apóia incondicionalmente as reinvidicações dos alunos e alunas.


O protesto será realizado da seguinte forma: a turma do 3º ano Médio irá assistir às suas aulas em frente ao prédio reformado e ainda não entregue, a partir das 13h de quarta-feira (27). Saindo de lá somente depois de um posicionamento da 4ª Região de Ensino em Cuité.


Segundo os alunos e alunas o protesto só tem hora e data para começar e não para terminar.


Por isso, os alunos pedem o apoio da comunidade lavradense outra vez. Sugerindo que os homens e mulheres de bem de nossa cidade visitem as aulas que serão ministradas ao sol ar livre, no pátio da Escola Francisco Ferreira.


Voz de Pedra com alunas da Escola Graciliano F. Lordão

Todas as fotos foram tiradas por alunas da escola