27 de abr. de 2011

Não vivemos mais nos tempos dos coronéis

José de Anchieta Almeida da Silva
Bacharel e licenciado em ciências biológicas e especialista em gestão ambiental


Fiquei alguns dias pensando em como começar a escrever um artigo para o portal pedralavrada.com, não sabia exatamente qual assunto abordar, pois são tantos os questionamentos. Então, os acontecimentos dos últimos dias me ajudaram a decidir.

1° Parece que algumas pessoas em Pedra Lavrada ainda não entenderam que vivemos uma revolução digital. Mesmo não morando em Pedra Lavrada eu acompanho praticamente em tempo real, através dos sites, blogs e rádios os acontecimentos do município, isso me permite sim opinar sobre fatos que ai acontece.

Deixei alguns comentários sobre o artigo referente à viagem do prefeito Tota Guedes para Europa e parece que desagradei algumas pessoas. Já passou da hora de alguns lavradenses entenderem que opinião política não tem nada haver com amizade.

Respeito à pessoa do prefeito Tota e todos os demais ocupantes de cargos públicos de Pedra Lavrada. Hora nenhuma fiz referência à pessoa do prefeito, apenas comentei sobre o que estava escrito no artigo do jornalista Jailton Cordeiro. Vamos criar maturidade política para aceitar as críticas, sugestões etc. Todos que se submetem a ocupar um cargo público devem ter noção que receberá críticas em algum momento.

A falta de maturidade política ainda está enraizada na grande maioria da população. No Nordeste muitos ainda não abandonaram a política do coronelismo e parecem viver encabrestados sob as ordens de seus coronéis. O período militar acabou há décadas, o Brasil vive sua democracia em toda plenitude.

2° A covardia de se esconder por trás de pseudônimos é outra coisa que me entristece, vivemos numa democracia onde podemos e devemos expor nossas opiniões. Será que essas pessoas que têm medo de se identificar têm algum “teto de vidro”? Ou pior ainda, será que são ocupantes de algum cargo público e usam computadores, internet do seu trabalho para por trás de pseudônimos atacar ou defender quem quer que seja?, isso sim é crime.

3° A violência que assola um município do porte de Pedra Lavrada é de assustar. E o mais incrível ninguém sabe nada, ninguém vê nada. A falta de segurança não é um problema apenas de Pedra Lavrada, mas o que impressiona aqui é tamanha vulnerabilidade que existe num município tão pequeno. E as autoridades que poderiam fazer algo para proteger seus munícipes, o que essas tem feito? Deixo aqui minha pergunta.

Encerro aqui esse breve relato e espero que ele sirva para algumas pessoas refletirem sobre suas posições e práticas cotidianas. E antes de tudo já quero deixar bem claro que não tenho a menor intenção de voltar a concorrer a qualquer cargo político onde quer que seja.