O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A abertura acontece às 9h e será presidida pelo secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista da Silva. Durante o encontro, representantes de órgãos estaduais de defesa sanitária vegetal vão apresentar temas relativos à fiscalização de uso e comércio de agrotóxicos. Haverá ainda discussão sobre as leis e as normatizações de cada Estado sobre agrotóxicos.
Segundo o coordenador do encontro Regional Nordeste, Luiz Carlos de Sá Barros, da Sedap, o objetivo do encontro é propiciar condições para que representantes do serviço de fiscalização federal e estadual de todo o país tenham um fórum para harmonização de procedimentos, considerando as diferenças e peculiaridades regionais.
O evento é destinado a fiscais agropecuários federais e estaduais, empresas e associações representativas do setor de agrotóxicos, engenheiros agrônomos e florestais, técnicos agrícolas, pesquisadores, empresários rurais, revendedores de agrotóxicos e pessoas ligadas à agricultura e ao agronegócio.
No final do encontro, na quinta-feira (28), representantes dos Estados do Nordeste vão elaborar a Carta de João Pessoa. Serão sugestões de ações para promover a harmonização de procedimentos e a mitigação de gargalos no sistema. O País foi dividido em três regiões para melhor estudar as peculiaridades de cada território. Serão três eventos regionais: Regional Norte, em Boa Vista (RR); Regional Centro-Sul, em Porto Alegre (RS) e Regional Nordeste, em João Pessoa (PB).
Os resultados dos três eventos serão consolidados no evento nacional, que será realizado em Campo Grande (MS), nos dias 23 e 24 de maio.
Secom/PB