2 de dez. de 2010

Mais Rossana, mais Pedra Lavrada, menos sombras sobre a Elizabeth


O www.vozdepedra.com, publica mais uma notícia da fantástica, grandiosa e incômoda repercussão para empresa Elizabeth, do texto que Rossana ganhou a Olimpíada de Língua Portuguesa 2010. A notícia foi divulgada pelo MEC.



Rossana Dias Costa, de Pedra Lavrada (PB), recebeu medalha por um artigo que começa com a pergunta: Desenvolvimento? Estudante da Escola de Ensino Fundamental Graciliano Fontini Lordão, Rossana está preocupada com problemas ambientais causados pela empresa Elizabeth, que explora minérios na localidade onde mora.

No artigo, a estudante diz que “a instalação da fábrica para a extração das pedras brutas resultou numa série de problemas ao meio ambiente, como desmatamento de uma enorme área de vegetação nativa, fuga de animais e aves silvestres, poluição de açudes, do solo e do ar”.

Na opinião da estudante, a empresa mineradora não tem o direito de destruir as riquezas naturais e a história da cidade. Rossana faz um chamado à comunidade: “Se não agirmos enquanto é tempo, a Serra dos Albinos e o Picoto, nossos patrimônios naturais mais belos serão destruídos.” Pedra Lavrada fica a 237 quilômetros de João Pessoa, no seridó oriental paraibano.

O lugar onde vivo foi o tema da edição 2010 da Olimpíada de Língua Portuguesa. Durante quatro meses, 7 milhões de alunos da educação básica escreveram poemas, crônicas, artigos e memórias sobre os lugares onde moram. Entre os vencedores foram abordados temas como cidades, violência, rios, pássaros, brincadeiras, conversas, meio ambiente, poesia, escola.

Ionice Lorenzoni

Fonte: MEC