Óleo de copaíba também tem propriedades antimicrobiana e cicatrizante
Cientistas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo) estão desenvolvendo um anti-inflamatório proveniente do óleo da copaíba, árvore encontrada em todo o Brasil, mas com maior concentração na Amazônia.
Os índios brasileiros já utilizavam o óleo como remédio antes da chegada dos portugueses e, ainda hoje, é muito fácil encontrá-lo em feiras ou lojas de produtos naturais ou fitoterápicos.
Segundo informações da Agência USP de Notícias, o óleo tem propriedades anti-inflamatória, antimicrobiana e cicatrizante. Por enquanto, ao menos a primeira foi comprovada há alguns anos pelo estudo da USP, coordenado pelo professor Osvaldo de Freitas, que atualmente pesquisa a formulação de um medicamento à base da planta.
Freitas explica que, mesmo após comprovada a capacidade anti-inflamatória, há muitos passos antes de produzir algo que possa ser comercializado.
- Medicamento é diferente de remédio. Como remédio, o óleo de copaíba já é usado, mas medicamento precisa passar por vários testes científicos, ser registrado pela Anvisa.
Fiscalizações
- O impacto ambiental é positivo porque é um incentivo para que as florestas fiquem de pé e continuem fornecendo a matéria prima.