28 de dez. de 2010

Pilões I-PB é o primeiro poço para exploração de petróleo na região do alto sertão



Santa Helena(PB) - O Poço Pilões I-PB, localizado no Distrito de Melancias, em Santa Helena, será o pioneiro na exploração de petróleo na região. O espaço está totalmente pronto para receber a Sonda SC-95 da Petrobras, que deverá chegar até o final deste ano para ser instalado no citado local. De acordo com informações de técnicos da Petrobras, o equipamento com capacidade para perfurar até dois mil metros de profundidade, iniciará todo o processo em todas as bases já definidas: Pilões I(PB), Umarí I(PB), Santa Helena I(PB) e Triunfo I(PB). São, portanto, três bases no Município de Santa Helena e uma em Triunfo.





Essas bases estão sendo preparadas pela empresa Autograf, de Mossoró, no Rio Grande do Norte, que tem como engenheiro responsável o Dr. Sidney Cabral. A empresa contratada está trabalhando na área no Sertão paraibano, que tem o acompanhamento de funcionários da Petrobras, identificados pela reportagem do Gazeta como Canindé e Elídio Pereira. Segundo as informações, os estudos revelam que a Bacia Sedimentar do Rio do Peixe, cuja extensão é de 1.400 metros quadrados, terá capacidade para 20 mil barris de petróleo por dia. A produção vai gerar recursos para os municípios e proprietários da área contemplada.



A avaliação é muito positiva para a geração de emprego e renda e para o impulso à economia regional. No momento, só com a instalação das empresas e a presença de técnicos da Petrobras que trabalham na estrutura e preparação das bases de produção, já há uma movimentação favorável ao aquecimento da economia, gerada pelo pagamento de ISS de cerca de R$ 1 milhão no Município de Santa Helena, além de recursos que circulam, principalmente no comércio de hotéis e restaurantes.