A política educativa sobre drogas a ser implantada na Paraíba colocará o Estado em posição de destaque no país, com a inserção da temática ‘prevenção ao uso indevido de drogas’ de forma transversal no Currículo Político Pedagógico de Ensino das Escolas Estaduais. Essa medida foi realizada através de uma parceria firmada na última terça-feira (11), entre o Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD/PB) e a Secretaria Estadual de Educação, durante reunião entre o gestor do PEPD/PB, João Pereira Gomes Filho e o secretário de Educação, Fernando Antonio Abath Cananéa.
A implementação da referida temática no currículo escolar abrangerá todas as 1.036 escolas estaduais da Paraíba, beneficiando diretamente cerca de 925 mil estudantes. De acordo com o secretário de Educação, o primeiro passo será o treinamento dos futuros gestores das 12 regiões de Ensino dos Núcleos do Estado, para que possam agir como multiplicadores entre os demais educadores. "É do nosso total interesse que o sistema de educação na Paraíba desenvolva cada vez mais ações que visem a prevenção ao uso de substâncias psicoativas", enfatizou Fernando Cananéa.
O gestor do PEPD/PB explicou que a temática ‘prevenção ao uso indevido de drogas’ será trabalhada de forma que os educadores de praticamente todas as disciplinas consigam inseri-la em seu programa de ensino, de acordo com os assuntos abordados em sala de aula. Assim, a problemática das drogas será discutida de forma contínua e eficaz, durante toda a vivência escolar do aluno.
"Precisamos fazer esse tema estar presente em todas as fases de desenvolvimento da criança e do adolescente, como forma de conscientização, para que eles realmente compreendam que a droga nunca será o melhor caminho. Por meio da educação, diminuiremos a violência e aumentaremos a saúde", afirmou o pastor João Filho, acrescentando que a Paraíba será o 4º Estado da Federação a promover essa incrementação no currículo escolar.
A reunião também contou com a presença da psicóloga Rizonete Gomes, assessora técnica do PEPD/PB, que será uma das responsáveis pela articulação com os gestores das Regionais de Ensino e dos educadores.
Conselho Estadual - Durante o encontro, o Pr. João Filho entregou cópia do Decreto 31.850, publicado em 18/12/2010, que instituiu o novo Sistema Estadual de Políticas Sobre Drogas (SEPD) e reestruturou o Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas, onde a Secretaria de Educação tem assento.
O Secretário Fernando Cananéa se colocou à disposição para unir esforços visando a implementação de ações no âmbito da prevenção e ressaltou, ainda, a importância de outras Secretarias, que estão incluídas no Sistema recém-instituído, articularem trabalhos com o intuito de trazer benefícios à sociedade paraibana, promovendo a valorização pela vida.
Secom PB