24 de jan. de 2012

APERTANDO O CINTO: GOVERNO DA PARAÍBA CORTARÁ GASTOS

Estado adotará regime de contenção; Ricardo e secretários estudam onde ocorrerão cortes; veja

O Governo do Estado colocará em curso severo corte de despesas, mas sem comprometer os investimentos programados para 2012.

Estas são as primeiras informações que vazaram da reunião comandada neste momento pelo governador Ricardo Coutinho junto com secretários e gestores da administração indireta.

Entre os motivos ventilados para o regime de contenção que deve ser adotado no Estado figura até a crise econômica européia.

Segundo a secretária Aracilba Rocha (Finanças), a recessão na Europa provocou encolhimento do Fundo de Participação do Estado em janeiro. E o FPE ainda responde por até 45% das receitas paraibanas.

‘Em razão da crise da Europa - que atinge especialmente o nosso FPE - precisamos rever a nossa questão de custeio’, declarou a secretária.

Apesar da ordem de cortes, o governo não fala ainda de engavetamento de ações previstas no PPA (Plano Pluri Anual) e na LOA (Lei Orçamentária Anual).

“A revisão do custeio não deve afetar os investimentos de 2012. Ainda iremos avaliar onde ocorrerão estes cortes para transformar custeio em investimento”, disse a secretária.

Irritação e debate político

O governador Ricardo Coutinho ainda não se pronunciou sobre os rumos da reunião. Ao chegar ao auditório da Escola de Serviço Público do Estado, em Mangabeira, ele se recusou a falar com a imprensa – convocada pela Secretaria de Comunicação.

“Não quero falar, me respeitem!”, pediu irritado.

As especulações são de que o governador queria se desviar dos prováveis questionamentos em torno dos lançamentos de dois pré-candidatos de sua base aliada – os secretários Nonato Bandeira (Comunicação do Estado) e Estelizabel Bezerra (Planejamento de João Pessoa).

O debate político não está em pauta na reunião. “Estamos tratando aqui de assuntos administrativos”, garantiu a secretária de Finanças.

Portal Correio