22 de jan. de 2012

Fugitivos de Alcaçuz são suspeitos de assalto a banco e morte de PMs na sexta-feira(20) na Paraíba


Na manhã desta sexta-feira bandidos fortemente armados assaltaram a agência do Banco do Brasil do município de Lagoa Seca. Segundo informações eles teriam fugido de um presídio no Rio Grande do Norte, tomado vários veículos por assalto e seguido para a Paraíba.

Já em Areia, próximo a churrascaria Bagaceira, os bandidos encontraram-se com os policiais da viatura do BPTRAN de Campina Grade de placa: KIK 6483 - MORENO - PE, atiram nos Cabos Sousa (José Morais de Sousa, de 40 anos) e Orlando (José Orlando Chaves Costa, de 45 anos) e tomaram a viatura. Segundo a PM um bandido foi baleado e morreu, mas permanece sem identificação.

 O Cabo Sousa foi ferido na cabeça, foi socorrido, mas veio a óbito. O Cabo Orlando foi ferido na perna e encontra-se no hospital de Trauma em Campina Grande.

A viatura do BPTRAN foi abandonada o Sítio Bonfim em Alagoa Grande, próximo a escola do Sítio Carnaval. Segundo testemunhas os meliantes fugiram em um veículo celta preto que seguia dando apoio aos bandidos. Dezenas de viaturas estão em diligências em busca dos bandidos.

Governo aciona operação com 100 policiais dispostos a prender suspeitos de assaltar banco e matar policial na PB.

Crimes aconteceram em Lagoa Seca; um policial morreu

Cerca de 100 homens das polícias Militar e Civil estão efetuando diligências para prender os homens suspeitos de assaltar, no final da manhã desta sexta-feira (20), uma agência bancária na cidade de Lagoa Seca, a 130 quilômetros da Capital, e atirar contra dois policiais que faziam fiscalização de rotina na rodovia estadual. Uma pessoa já foi presa, mas o nome não será divulgado para não atrapalhar as investigações.

De acordo com a polícia, depois de praticar o assalto, os homens fugiram em um veículo Fiesta, em direção à cidade de Campina Grande. Durante a fuga, avistaram a equipe da Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual e iniciaram os disparos contra os policiais.

O Cabo José Moraes de Sousa foi atingido gravemente e morreu a caminho do hospital. O Cabo José Orlando Chaves Costa também foi atingido pelos disparos, mas mesmo ferido, conseguiu acionar o Copom. Ele foi socorrido para o Hospital de Trauma de Campina Grande e o estado de saúde dele é regular. Durante o confronto, um dos criminosos, ainda não identificado, foi baleado e morreu no hospital.

Uma viatura, que chegou a ser usada na fuga, foi localizada, e a polícia já tem pistas que devem ajudar na identificação e prisão dos suspeitos. Estão participando da operação policiais do Gate, Choque, Força Tática de Campina Grande, além de policiais civis da região.

Secom-PB

Fuga histórica de penitenciária causa exoneração no RN

Ocorrida no final da noite da última quinta-feira, 19, uma fuga de 41 presos da Penitenciária Estadual de Segurança Máxima de Alcaçuz, em Nísia Floresta (RN), na região metropolitana de Natal, causou a exoneração do coordenador do Sistema Penitenciário, José Olímpio da Silva, do diretor do presídio, major Marcos Lisboa, e do vice-diretor, Wellington Marques. Essa foi a maior fuga da história de Alcaçuz.

Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira, 20, o secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Fábio Luís Monte de Hollanda, disse que tudo será investigado e que há suspeita de negligência. "Já abrimos uma sindicância para apurar as possíveis negligências no caso e os culpados serão exemplarmente punidos. O problema não foi falta de pessoal nem de estrutura", disse Hollanda.

Também durante a entrevista, o comandante da PM, coronel Francisco Araújo, afirmou que os presos estavam soltos na ala e que as celas estavam sem os cadeados. Ele esteve na ala por volta das 5 horas de ontem. " A fuga ocorreu à noite e os agentes penitenciários só se deram conta às 2h30 de sexta-feira, quando PMs chegaram ao presídio com três presos recapturados", disse. Os três presos recapturados reclamam das mudanças no sistema de visitas, falta de veículos para levá-los ao médico e alimentação precária.

Em 5 de novembro de 2000, fugiram da penitenciária 28 presos, em ação liderada pelo assaltante José Valdetário Benevides, o "Valdetário Carneiro". Armas de grosso calibre foram utilizadas na fuga. Além de Benevides, fugiram Cimar Carneiro, primo de Valdetário, e Benito Muradás, acusado de assassinato, sequestro e estelionato.

Após a fuga dos 41 presos, o coronel Severino Gomes Reis Neto, ex-comandante da PM, foi colocado como o novo Coordenador de Administração Penitenciária. O tenente-coronel Zacarias Figueiredo de Mendonça Neto, ex-comandante do 4º Batalhão da PM, é o novo diretor de Alcaçuz. O major Francisco de Assis Ferreira dos Santos fica como o novo vice-diretor de Alcaçuz.

Com blog da 7DRCP - Picuí