20 de jan. de 2012

Equipe do Globo Rural grava matéria sobre tanques de pedra na Paraíba


Equipe do Globo Rural grava matéria sobre tanques de pedra na Paraíba
Agricultores se beneficiam com armazenamento de água no Estado

A equipe do Programa Globo Rural esteve na Paraíba até ontem (19) para gravar imagens e entrevistas no Agreste do Estado sobre a construção e implantação de tanques de pedra nos municípios de São Sebastião de Lagoa de Roça, Areial e Esperança. A matéria tem previsão para ser veiculada em março e mostra o Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
A equipe também visitou áreas onde existem potenciais para construção de novos tanques e mostrou locais onde a população enfrenta dificuldades de acesso a recursos hídricos, sem a existência deste tipo de equipamento.
Foram realizadas inúmeras entrevistas com moradores das comunidades beneficiadas com os tanques, quando falaram do que mudou em seu cotidiano após a construção destes equipamentos e como é realizado o tratamento alternativo da água.
O tanque de pedra é uma das melhores formas de captação e armazenamento de água das chuvas em boas condições de potabilidade. O tanque da comunidade de Benefício, que foi visitado pela equipe do Globo Rural, por exemplo, possui capacidade de captação e armazenamento em torno de 2000 m3 de água, o que corresponde ao poder de acumulação de 125 cisternas de placas de 16.000 litros. A área circunvizinha ao tanque é habitada por 60 famílias de pequenos agricultores os quais utilizam a água na sua situação atual, principalmente nos períodos mais críticos de escassez hídrica.
ClickPB