28 de jan. de 2012

HOMOAFETIVIDADE: Como Revelar-se para a Família e os Amigos

Por: Alfonso Almeida

Uma das maiores lutas que gays, lésbicas e indivíduos transgêneros têm de enfrentar é revelar-se para seus familiares e amigos. Naturalmente, a sua capacidade ou incapacidade (em alguns casos) para se revelarem para sua família poderia depender de uma série de fatores.

Se eles estiverem em uma família socialmente tolerante, eles podem revelar-se no momento em que percebem e aceitam que isso é quem eles são. No entanto, se a família não é assim tão tolerante, isso pode fazer com que escondam esse lado de si mesmos quando eles não deveriam ter de o fazer. Eles deviam poder ser quem são.

Revelar-se para os amigos, pessoas no local de trabalho e para qualquer outra pessoa em sua vida pode ser difícil porque você nunca sabe como eles vão reagir. Algumas pessoas aceitarão e outras se sentirão enganadas porque assumiram automaticamente que você era heterossexual.

Independentemente de seus sentimentos, isso pode tornar muito difícil uma pessoa revelar para as pessoas com as quais se importa porque pode ter medo de que seus amigos e entes queridos possam repentinamente afastar-se ou não aceitá-la.

No entanto, com um pouco de premeditação, você pode ser capaz de chegar a bom termo e evitar, pelo menos, algumas emoções exasperantes que podem ocorrer quando tomar a decisão de dizer às pessoas que mais ama que você é homossexual (ou lésbica ou transgênero).

Planeje com antecedência.  Se você não está 100% certo de que sua família ou amigos vão dizer, então você deve preparar sempre com antecedência o que vai dizer. Se as pessoas a quem você está dizendo amam você, então elas vão querer que você seja feliz. Mostre para elas através de suas palavras que é isso que você precisa para ser feliz.

Depois de verem isso, elas podem estar inclinadas a considerar a sua resposta antes de dizer algo do qual se arrependerão mais tarde.

Decida como é que vai dizer para eles. Você pode estar pensando que você apenas terá de sentar todos e dizer. No entanto, isto não é necessariamente o caso. Você pode levar as coisas tão rápido ou tão lento quanto você precisa para se sentir confortável. Além disso, você não precisa dizer a todos de uma só vez.

Você pode optar por falar isso com a pessoa que você sabe que receberá melhor a notícia e depois continuar a partir daqui. Você pode pensar que dizer para todo o mundo que você mais ama a uma hora e local será mais fácil. Veja o que vai ser mais fácil para você. Tem que ser uma decisão sua, porque é a sua vida.

Pessoalmente ou não? Existem muitas maneiras excelentes de se revelar para as pessoas. Você não precisa dizer a alguém em pessoa, se você não achar que isso é certo para você. Dizer a alguém cara a cara pode ser difícil porque eles vão dizer o que vier à mente. Isso pode levar a que eles digam coisas bem duras. Se você não consegue lidar com a ideia de uma pessoa dizendo coisas que poderiam prejudicar gravemente a sua amizade ou relacionamento, então você deve considerar outros métodos para se revelar para as pessoas.

Uma maneira que poderia permitir a um período de reflexão é o escrever de uma carta. Se você enviar uma carta para uma pessoa, você vai ter tempo para pensar realmente o que você quer dizer. Isto irá também dar-lhes tempo para pensar na reação a ter, mais tempo do que eles teriam se tivessem de reagir imediatamente. Se eles ficarem chocados, eles têm tempo para deixar que a notícia assimile antes de ligarem para você ou tentarem falar com você. Você pode optar por dizer-lhes em pessoa ou não, a escolha é sua, mas é uma opção que você tem e deve fazer uso se desejar.

Lembre-se por que você está fazendo isso. Muitas pessoas temem a ideia de revelar-se. Algumas pessoas nunca acabam dizendo a verdade sobre o seu estilo de vida. É importante lembrar que você tem tanto direito de ser um homossexual como um heterossexual tem de ser heterossexual.

Você está dizendo às pessoas por que não deve ter vergonha de quem você é. Pode ser duro e você pode perder alguns amigos, mas você deve estar orgulhoso de si mesmo por sua coragem.

Saiba que você não tem que dizer a todos. Revelar-se é empolgante e assustador, tudo ao mesmo tempo. Algumas pessoas se sentem tão confortáveis que querem apregoá-lo dos arranha céus. Algumas pessoas confundem esse orgulho com arrogância, mas isso é culpa deles e não sua. Outras pessoas apenas pretendem dizer para algumas pessoas. Isso também é aceitável. Você não tem que dizer para ninguém se você não quiser.

Revelar-se é uma escolha pessoal. Se você achar que tem de dizer para alguém, mesmo se você não quiser, você não deve ceder a essas pressões. O processo de revelação é duro o suficiente, sem adicionar o estresse de acreditar que você não tem escolha. Você tem! As pessoas que precisam de saber são você, seu parceiro, e qualquer outra pessoa que você escolhe para contar.

Esteja preparado para dar um passo atrás por alguns dias ou semanas. Sua família, amigos e colegas de trabalho podem ficar chocados. Dê-lhes tempo para processar exatamente o que você disse para eles. Embora se fale mais da homossexualidade do que há 20 anos atrás, ainda é um tabu em alguns círculos. Tente ignorar as primeiras reações deles, especialmente se forem negativas. Muitas vezes, as pessoas vão dizer a primeira coisa que vem à mente, sem consideração por você ou seus sentimentos. Tente não se sentir ofendido porque depois de terem tido um pouco de tempo para processar essas informações, eles podem pedir desculpas e tentar mostrar a sua aceitação ou tolerância.

Encontre o apoio de grupos locais. Dependendo de onde você mora, você pode ter acesso aos locais dos grupos de apoio. Muitas escolas têm programas de campus que abrem suas portas para gays, lésbicas, bissexuais e indivíduos trangêneros (LGBT). Estes programas permitem muitas vezes que não estudantes participem em uma base limitada. Se você não está na faculdade, você deve poder na mesma participar dessas reuniões e eventos. Você também pode encontrar recursos em sua cidade ou vila se tiverem um Centro para mulheres, Centro para jovens ou outro tipo de Centro de recursos. Encontrar o melhor grupo depende somente de onde você mora.

Se você tiver se revelado para sua família (ou estiver planejando isso), então você pode querer dar aos seus familiares uma brochura para Pais, Famílias e Amigos de Gays e Lésbicas (PFAGL). Muitos gays e lésbicas vão incluir uma brochura ou link URL para PFAGL quando se revelarem, para seus familiares terem um lugar onde ir para buscar apoio ou se tiverem perguntas. Muitas vezes, apenas mencionando PFAGL abre uma importante avenida de comunicação. Isso mostra para seus pais, irmãos e amigos que você gosta deles. Na PFAGL, eles podem buscar o apoio de que precisam de pessoas que estão na mesma situação e você pode começar tendo a compreensão por que esperava que eles dariam.

Revelar-se não é fácil. Na verdade, isso pode ser a coisa mais difícil que você terá que fazer na vida. Lembre-se de permanecer positivo. Mantenha o queixo para cima. Você deve estar orgulhoso de si mesmo por se ter revelado e orgulhoso de ser gay, lésbica ou transgênero. É uma parte de quem você é e ninguém tem o direito de lhe dizer que você está errado. No entanto, se algumas pessoas não estão dispostas a aceitá-lo, então eles realmente não têm os melhores interesses no coração para você.

Você terá que fazer a escolha seja em torno de sua negatividade ou perder alguém que você pensava ser seu familiar ou amigo, fosse para o que fosse. Esta é a parte mais difícil do processo de revelar-se, mas no final, a decisão deveria ser o que é melhor para você, e mais ninguém deve ter uma palavra a dizer sobre o que você decidir.


Fonte: http://www.comofazertudo.com.br