26 de fev. de 2013

2014: CÁSSIO É CANDIDATO!


Por João TRINDADE

O tabuleiro de xadrez da sucessão 2014 já está montado. Mas, ao contrário do jogo normal, as peças estão sendo montadas de forma diferente. O normal é que se coloque a torre direita, o cavalo, o bispo e assim por diante; colocando-se as peças maiores, e os peões vêm depois. Desta feita, a coisa é diferente; estão-se colocando primeiro os peões.

O Rei, que geralmente é colocado na primeira coluna, dessa vez deixou para ser colocado depois. Primeiro, estão vindo os peões; depois, as outras peças; e o Rei está só aguardando para bem próximo do começo da partida.

O Rei a quem me refiro é o do tabuleiro do PSDB, senador Cássio Cunha Lima.

Claro que ele vai disputar a governança. E também é claro que só vai anunciar de última hora, no último prazo eleitoral; e vai continuar afirmando que apoiará Ricardo. Não apoiará! O mundo político paraibano conhece os Cunha Lima e sua prática política. Juram apoios, mas, na hora H...

Cássio será candidato, sim; embora jure de pés juntos que vai ficar com Ricardo, E o mais importante: qualquer estudante de Direito sabe que não há qualquer óbice jurídico à candidatura dele.

Ricardo Coutinho, que não é menino besta, já está tentando ampliar contatos, promovendo encontros com prefeitos, visitando cidades... Tanto como eu, ele sabe que Cássio não vai apoiá-lo, embora jure “de pé junto”.

Todos sabem que quem decide campanha na Paraíba é Campina Grande. E o que fez Cássio? Colocou na prefeitura daquela cidade um primo como prefeito e um irmão dele, Cássio, como vice. É preciso ser muito inocente para achar que esse homem vai apoiar Ricardo para governador...

Cássio é candidato, sim!

O tucano não “engole” haver sido substituído por José Maranhão, por via judicial. E quer voltar, como teria querido Jânio, um dia, “Pelos braços do povo”. Se vai, só o tempo dirá. Mas que é favorito, é...

Cássio e Ricardo têm uma grande rejeição em João Pessoa, mas o último revelou força e determinação, dando uma votação estupenda a Estelizabel. Quanto a Cássio, o apoio de Cícero Lucena e Ruy Carneiro garantem a vitória, somando-se os votos de João Pessoa e Campina Grande.

Por fora, corre Veneziano, que já brilhou mais. Ultimamente, anda um pouco apagado.

Só se sabe ma coisa: Vai ser a eleição mais bela e mais disputada da Paraíba: Cássio x Ricardo x Veneziano.

E o PT? Não acredito que lance candidato próprio. Se lançar, o melhor nome é Anísio Maia; um bom candidato e de peso. Mas, diante dos adversários que tem, não deve lograr êxito.

caririligado.com.br/