26 de fev. de 2013

LAVRADENSE: Paulo Bezerra recebe Medalha Pushkin


Durante a sua visita de trabalho ao Brasil, o Primeiro-Ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, premiou a diretora artística do Coral Melody, Galina Shevchúk, e o professor e tradutor brasileiro, Paulo Bezerra, com a condecoração Medalha Pushkin.

Eles receberam a honraria pela contribuição para o desenvolvimento das relações culturais com a Federação Russa e pela preservação da língua e cultura russa no exterior.
O professor Paulo Bezerra recebeu a Medalha Pushkin das mãos de Dmitri Medvedev
Dmitri Medvedev destacou que as traduções brilhantes de Paulo Bezerra introduziram milhões de falantes de português à literatura clássica russa, incluindo autores como Fiodor Dostoievski, Nikolai Gogol, Osip Mandelshtam, Alexander Solzhenitsyn, além do teórico teatral Konstantin Stanislavski e o cientista Andrei Sakharov, entre outros.

Quanto a Galina Shevchuk, Medvedev observou que ela viveu no Brasil há muitos anos, mas permanece fortemente ligada à cultura russa. Segundo ele, a tradutora merece o mérito de dirigir o Coral Melody, o que vem realizando há 20 anos. Segundo o primeiro-ministro russo, este grupo introduziu muitas gerações à cultura russa.

O primeiro-ministro ainda ressaltou que “estes excelentes exemplos de amizade internacional só podem ser possíveis quando os países e seus povos têm bons sentimentos um para com o outro”. Ele citou a escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, e uma escolinha de futebol brasileira na região de Moscou como importantes exemplos dessa amizade entre os países.

http://www.diariodarussia.com.br/