13 de jun. de 2011

Algodão colorido da Paraíba faz sucesso no Rio à Porter

Hoje é véspera do dia dos namorados, o clima de amor está no ar… e nada melhor do que um lindo desfile como esse para inspirar os românticos de plantão. As imagens desse post são da coleção da paraibana Natural Cotton Color, as peças desfiladas no Rio à Porter, ocorrido no último dia 31 de maio, no Rio de Janeiro, fazendo parte da programação do Fashion Rio. 

O desfile mostrou, entre outras coisas, sensualidade, sofisticação, leveza e feminilidade, provando mais uma vez que o algodão colorido pode sim ser consumido pela indústria da moda como um produto elaborado. O desfile foi produzido para comemorar os 15 anos da marca, que este ano incluiu também peças confeccionadas com seda sem a utilização de produtos artificiais na sua fabricação, tingida em parceria com a cooperativa O Casulo Feliz, utilizando pigmentos vegetais provenientes do café e da erva-mate. Ecologicamente correto, socio-economicamente bacana e esteticamente delicioso.
Para quem não se lembra do grupo, no começo do ano eu fiz um texto especial aqui no blog (ainda com a carinha antiga) contando detalhes do algodão colorido e do desfile que eles fizeram na edição anterior do evento. Quer rever? Então clica aqui. Para saber o que mudou da outra vez pra essa, eu conversei com o meu amigo produtor de moda (e agora também estilista e criador) Pantera Costa, que faz parte do grupo. Ele me contou que a marca está abrindo uma loja em São Paulo e falou do sucesso das negociações deles com compradores nacionais e internacionais. Além dos compradores do Brasil, localizados de norte a sul do país, o algodão colorido da Paraíba está sendo levado para diversos países do mundo como Japão, Inglaterra, Canadá, Chile, Trinidad Tobago, Saint Martin e Arábia Saudita. Mas quem mora por aqui pela Paraíba também pode prestigiar a marca, tanto através do site do Natural Cotton Color, como pela loja (virtual e física) Babel das Artes (que aliás tem coisas incríveis e um blog super ativo e interessante).
Atualmente o grupo que faz parte do Natural Cotton Color é formado por 6 empresas: tecelagem pela Entre fios, calçados e bolsas com a Comparoni, bio joias da Escambo Nobre, amisetas pela Fiteiro, moda feminina por conta de Francisca Vieira e ainda a moda marculina, assinada por Bagheera by Pantera Costa. A produção do desfile também ficou por conta de Pantera Costa, experiente na carreira de moda, tanto em produção como até mesmo em criação. Só que a grande novidade é a adesão do profissional ao comércio de suas peças. “Eu não sei dizer se era estilista e virei produtor ou se era produtor e virei estilista. Eu desenho e costuro desde os 12 anos, as pessoas sempre pediam as peças pra mim, só que agora decidi colocar pra frente esse projeto de forma profissional”. Talentoso e conhecedor do universo da moda como só ele sabe ser, não tinha como dar errado.
Mas você pode se perguntar: o que essa marca tem de tão diferente já que tem tanta gente trabalhando com algodão colorido por aqui? O grande diferencial é a produção de uma moda em algodão colorido de forma sofisticada, sem aquela cara tradicional de artesanato, e sim nos moldes, acabamentos e propostas profissionais dos grandes mercados de moda. Por isso e pelas criações inovadoras é que o grupo está fazendo tanto sucesso lá fora. E já está em tempo de fazer sucesso por aqui também!

DO agdaaquino.com.br