A poluição da água é um problema sério e grave que atinge muitas regiões, não só do Brasil, como do mundo todo.
Todos sabemos da importância da água para a vida. Também é uma informação difundida que a quantidade de água doce, potável e própria para o consumo no planeta é bem reduzida.
Por isso, todo ser humano tem a obrigação de cuidar bem da água, de evitar desperdícios e de usá-la de forma racional.
No entanto, infelizmente, ainda se vê muita banalização em relação ao uso da água. Com isso, nosso recurso mais precioso está sempre em risco.
Mas, também existem muitas pessoas preocupadas com o tratamento da água poluída. O tratamento da água poluída com esgoto doméstico é mais fácil de ser realizado. O problema ocorre quando a água está poluída com substâncias perigosas, como metais pesados e pesticidas, oriundos de resíduos industriais, hospitalares e agrícolas.
Recentemente, pesquisadores do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu conseguiram fazer um filtro que retira cobre, chumbo e outros metais pesados de águas contaminadas.
O mais incrível é que eles usaram um material muito, mais muito barato e fácil de se conseguir: a casca de banana. A casca foi seca, triturada e, depois, fracionada em pequenas partículas, que ficaram com tamanho entre 35 e 45 micrômetros. Foi observado que quanto menor o tamanho da partícula, mais eficiente é o método.
A casca de banana foi escolhida por ter muito enxofre, nitrogênio e ácidos carboxílicos.
Esperamos que, em breve, faça-se a limpeza das águas poluídas com metais pesados usando esse material, que é de baixo custo e não gera resíduos tóxicos.