Por Adjailson Souza
É com muita alegria que venho expressar minha opinião sobre os nossos jovens lavradenses. Quando era Criança na cidade de Pedra Lavrada, lembro de uma pesquisa feita para a escola, onde perguntávamos para os jovens quais seus sonhos e seus objetivos de vida. O resultado foi impressionante, as meninas queriam estudar, trabalhar, e construir sua independência. Os meninos queriam casar, tem filhos, trabalhar em construção, e como eles falam “aproveitar a vida”. Ate hoje mim pergunto, por que e tão difícil para a maioria dos meninos sonharem com uma faculdade? Esse problema está passando despercebido. Venho fazer uma discussão, com todos os leitores, para encontrarmos a causa e levarmos a conscientização dos jovens, a importância dos seus sonhos e realizações futuras. Não só está em jogo o futuro de um jovem, mais o futuro da nossa cidade e da nossa nação.
Uma mãe, ela tem o domínio sobre seu filho, quando ele está na pré - adolescência dos seus 9 a 13 anos ela conversa e explica para seu filho a importância de estudar, para no futuro ter um bom emprego e construir uma família bem estruturada. As meninas hoje observam essas palavras, mesmo elas sendo mais pressionadas por seus pais. Elas adquirem esses sonhos para terem uma vida independente. Hoje em dia as meninas são as mais interessadas por um futuro melhor.
Os meninos são livres, tem mais diálogos com jovens da sua idade, deixando a convivência com adultos responsáveis. Isso na maioria das vezes afeta de maneira negativa. São jovens sem experiência e sem responsabilidade. Eles passam a achar que a vida é fácil, e que são donos do mundo. Leia um trecho de um dos meus textos: Júnior agora está com 13 anos, em uma balada no bairro. Ele está conversando com os amigos de sua idade, quando aparece Fernando o melhor jogador da escola. Fernando tem 18 anos, ele é fumante e passa o cigarro pra Júnior.
- Que isso meu ?
- Pô, é uma cigarro cara, prova ou você é criança seu marica.
Pressionado pela popularidade entre os jovens de Fernando e pelo medo de ser considerado um marica Junior prova.
- Pô, isso e rum demais
- Tá louco é ? Isso é da hora meu. Que qualidade de macho é você ? Tem medo da mamãe?
Júnior entrou no cigarro, simplesmente por uma pequena pressão psicológica de um amigo.
Faltou a Júnior uma estrutura familiar que passasse o conhecimento dos acontecimentos da vida. Ele poderia não cair na lábia dos colegas, agora é tarde demais. Júnior aprendeu a trilhar seu caminho, em uma direção quase sem volta.
Adjailson de Souza (http://adjailsonsouza.blogspot.com)