O Botafogo venceu o Sousa por 3 a 0, no Almeidão, em João Pessoa, na tarde deste sábado (2). Os gol do Belo foram marcados por Paulinho Macaíba, de pênalti, aos 22 minutos, e por Chapinha, aos 32, ambos no primeiro tempo, e Cristiano Tiririca, aos 37 do segundo. Com o resultado o Botafogo confirmou não apenas a boa fase – o time venceu as últimas três partidas do Campeonato –, como também se firmou no G4, grupo que dá acesso à fase seguinte da competição.
Na primeira etapa do jogo, válido pela 13ª rodada do Paraibano, os dois times não criaram muitas chances de gol. O Belo dominou as ações, mas, além dos gols, o time teve apenas mais duas boas chances, ambas com Chapinha, uma no início e outra no final da primeira etapa. Já o Sousa, tentou ir para cima, mas foi sempre parado na forte marcação defensiva do Belo.
Ao 20 minutos, o Botafogo foi ao ataque com André Olveira, que invadiu a área e foi derrubado por Netinho. Pênalti para o Belo e expulsão para Netinho. Na cobrança, aos 22, Paulinho Macaíba bateu bem, o goleiro Dida ainda pulou no canto certo, mas não conseguiu evitar o gol. Botafogo 1 a 0.
Aos 32, bela troca de passes no ataque do belo. O lateral direito Valber recebeu pela direita, rolou para o meio da área e Chapinha chutou bonito para ampliar a vantagem: 2 a 0. E assim terminou a primeira etapa.
Na volta para o segundo tempo, os times mantiveram a mesma postura que apresentaram no primeiro, mas com menos correria. Ainda assim, o Belo se manteve mais atuante e chegou com mais perigo ao ataque, sobretudo quando usava da troca de passes entre Chapinha e André Oliveira. Este último ainda acertou um belo chute no travessão.
Aos 37 minutos, Válber fez bela jogada pela direita, caiu na área e pediu pênalti. O árbitro não marcou e, na sequência da jogada, a bola sobrou para Cristiano Tiririca, que marcou o terceiro, matando o jogo.
O 3 a 0 para o Belo mantém o time na 4ª posição da tabela, agora 4 pontos à frente do Dinossauro. Agora o Belo esquece o Campeonato Paraibano por uns dias, para se preparar para a partida contra o Caxias, na próxima quarta-feira (6), em Caxias do Sul, válido pela Copa do Brasil. O time paraibano precisa de uma vitória simples, desde que faça dois ou mais gols. Se a vitória for por 1 a 0, a partida vai para os pênaltis. Derrota do Belo ou empate garante o Caxias na próxima fase.
PARAÍBA1