17 de jun. de 2011

Campo de batalha: Treze consegue liminar e suspende final entre Belo e Campinense

No final da tarde desta quinta-feira (16), o Treze conseguiu uma liminar, através do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), paralisando novamente o Campeonato Paraibano de 2011.

O Treze entrou no STJD, querendo o reconhecimento de ser o campeão paraibano e que o Tribunal não permitisse a realização dos jogos entre Botafogo e Campinense.
A Federação Paraibana de Futebol (FPF), ainda não foi notificada, quanto a liminar e aguarda nesta sexta-feira (17), a documentação. " Vamos aguardar a documentação e cumprir o que está determinado", disse Araújo, Diretor da FPF
Hoje no começo da tarde, o STJD adiou o julgamento que poderia devolver o título de Campeão Paraibano ao Treze. O caso foi adiado porque houve um problema na chegada dos processos do Treze às mãos do relator dos casos no Pleno do STJD, Rubens Approbato.
Entenda o caso:
O Treze entrou na Justiça Desportiva do Rio de Janeiro para poder disputar a final do Paraibano 2011 e assim fez. Agora o clube questiona a não homologação do título estadual, já que corre no Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD/PB) um imbróglio surgido em torno da semifinal do segundo turno, quando enfrentou o Botafogo.
Tudo começou no dia 8 de maio. Nesta data, a equipe do Treze precisava vencer por quatro gols de diferença o Botafogo, e uma confusão generalizada começou justamente após o quarto gol da equipe. Segundo o processo, os atletas do banco de reservas do Botafogo e seu treinador se revoltaram e começou uma confusão que gerou inúmeras expulsões, incluindo agressão ao árbitro.
Após o reinicio da partida, dois jogadores do Treze foram retirados de campo sob a alegação de lesão, o que ocasionou o encerramento da partida por não haver número suficiente de atletas, de acordo com a norma da Fifa. Com a possibilidade de punição ao Treze em função da acusação de “cai-cai”, o TJD acolheu o pedido de liminar para suspender as partidas finais do Estadual.
Porém, após esta suspensão, o presidente do STJD, Rubens Approbato, deferiu a liminar do Mandado de Garantia impetrado pelo Treze para que fossem realizadas as partidas finais, e que de fato foram realizadas, quando o Treze se sagrou campeão.
Inconformado, o Botafogo propôs nova medida requerendo a não homologação dos resultados das partidas finais dos jogos entre Treze e Campinense até decisão final do TJD.
Portal Correio