Além disso, somente cinco apresentaram documentação. Outros 35 estão funcionando na clandestinidade. Os estacionamentos são obrigados a se adequarem à lei municipal lei nº 3.531/97, que regulamenta o funcionamento desse tipo de estabelecimento. A partir da próxima segunda-feira (4), equipes da STTP vão iniciar uma nova etapa no processo de mapeamento dos pontos que servem de estacionamento. “Serão realizadas vistorias naqueles que se inscreveram na STTP e notificados aqueles que não compareceram ao órgão.
Depois disso, será dado o prazo de 30 dias para que todos se adequem às regulamentações, e quem não se enquadrar será multado”, avisou o superintendente do órgão, Salomão Augusto. De acordo com ele, as multas vão variar entre R$ 470 e R$ 5 mil. “E quem mesmo depois da multa não se adequar terá o estacionamento interditado e fechado”, complementou o superintendente. O objetivo de cadastramento é melhorar o tráfego nas ruas do Centro da cidade e as condições dos locais que servem de estacionamento.
Preços abusivos
Entre as exigências estabelecidas pela legislação municipal estão a necessidade de alvará e do estabelecimento possuir uma estrutura física aprovada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Paraíba (Crea-PB). É preciso, ainda, estar em dia com o pagamento de taxas de funcionamento, e de informar o número de vagas existentes. Com isso, conforme a STTP, o objetivo é de que a prática de preços abusivos seja dificultada. “É preciso termos todo um conjunto de dados para podermos fiscalizar e acompanhar o funcionamento desses locais de forma mais efetiva”, ressaltou Salomão Augusto.
JORNALDAPARAIBA