26 de dez. de 2011

DIA DE LUTO: MORRE EDINATO TAVARES

 Faleceu na manhã deste domingo (25) o enfermeiro Edinato Tavares.

Edinato Tavares - Açude do Sítio Rajado - Belém do Brejo do Cruz


Dinarte, seu Neto Lucas e sua esposa Fátima Solon
Edinato Tavares, conhecido mais popularmente como “Dinarte”, faleceu no início deste domingo (25). O mesmo tinha passado recentemente por uma cirurgia no coração e, estava ainda no período recuperação. As complicações cardíacas, provavelmente causadas pelo hábito de fumar, já tinham levado Dinarte a ser hospitalizado outras vezes. Segundo informações de familiares, Dinarte não estava “respeitando” o período de repouso imposto por uma cirurgia que envolvia riscos sérios a sua vida.
Dinarte e seu "inseparável e algoz" cigarro


Dinarte era filho natural da cidade de Belém do Brejo do Cruz, na região de Catolé do Rocha, Alto Sertão Paraibano. Tinha 60 anos e era casado com Maria de Fátima Vasconcelos Tavares (Fátima Solon). Era formado em enfermagem e foi trazido para trabalhar em Pedra Lavrada pelo ex prefeito Manoel Júlio, nos idos de 1985. Com larga experiência em atendimento aos pacientes, foi por muito tempo em Pedra Lavrada e Região, tratado como Dr. Dinarte, fazendo muitas vezes e com competência, o papel de “médico”.


Dinarte e sua Neta Laura
Além de enfermeiro, Dinarte exerceu por duas vezes o mandato de vereador em Pedra Lavrada. 

Trabalhou em muitas cidades entre elas, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí, Campina Grande, Cubati e Belém do Brejo do Cruz.

Muito respeitado pelos seus conhecimentos, fez muitos partos e procedimentos cirúrgicos ao longo de sua carreira.

Também foi professor por longa data na Escola Estadual Graciliano Fontini Lordão.


Dinarte no Sítio Rajado
Belém do Brejo do Cruz


O estado de saúde de Dinarte se complicou na noite do dia 24 de dezembro e, no início do dia 25 foi levado às pressas com destino à cidade de Campina Grande. Não suportando a viagem, veio a falecer dentro da ambulância entre as cidades de São Vicente do Seridó e Soledade.


A barba longa e a fala mansa eram suas principais características. Pai atento e zeloso nunca ergueu a mão para um filho. E por isso, muito respeitado e amado pelos filhos e netos.

O velório ocorreu em sua residência no Rua Heronides Meira de Vasconcelos e, em seguida, homenageado na Câmara Municipal de Vereadores de Pedra Lavrada. 
"Kulunga", Dinarte e Dr. Barreto
Centro Cirúrgico - Pedra Lavrada

Por volta das 20 horas do dia 25, o corpo de Dinarte fez sua última viajem entre as cidades de Pedra Lavrada (cidade adotiva) e Belém do Brejo do Cruz (cidade natal).

Na manhã desta segunda-feira, as 7h, foi realizada a missa de Réquiem (corpo presente) e por volta das 8h30 foi realizado o seu sepultamento na sua cidade natal.

Dinarte e seus Netos João e Eduardo



Edinato Tavares, Dinarte, Dr. Dinarte ou simplestemente, “Velinho”, como era assim chamado pelos amigos, deixa uma legado de muitos serviços prestados e o reconhecimento por parte de muitas famílias, fundamentalmente as mais humildes, que muitas vidas foram salvas por suas mãos e muitas dores foram cessadas por suas receitas.




Destaque em vermelho
Belém do Brejo do Cruz-PB
Dinarte era o único filho de uma família numerosa e humilde que fez um cursos superior. Apoiado fortemente por sua mãe e por sua irmã Zizi, concluiu seu curso na outrora chamada Universidade Regional do Nordeste (FURNE), hoje UEPB, especializando-se em Obstetrícia. Tinha verdadeira paixão pela pesca e outrora, pela caça.

Por Roberto Solon