19 de dez. de 2011

OPINIÃO: Uma resposta ao preconceito


Por Rachel Sheherazade
Jornalista

Não falta criatividade aos xenofóbicos de plantão. Parece que a vida medíocre deles gira em torno do ódio aos nordestinos. Agora encontraram mais um veículo para disseminar sua ignorância e propagar seu ódio incontido: as redes sociais.

Este ano, uma estudante de Direito de São Paulo perdeu o emprego e responde a processo criminal por divulgar explicitamente seu preconceito contra os nordestinos.

Outro xenofóbico, em visita à Paraíba (o que ele foi fazer lá??), gravou um vídeo e o postou no Youtube simplesmente para depreciar a imagem do estado (logo a Paraíba, que abriga tantos paulistas afugentados da grande metrópole, e que encontraram, por lá, um refúgio paradisíaco para ter, enfim, qualidade de vida.)

Depois foi uma gaúcha, uma tal de Sophia (mais uma anônima querendo entrar no hall da fama pela porta dos fundos) que apontou sua metralhadora de idiotices contra os piauienses.

Não faltam exemplos, ou melhor anti exemplos. Infelizemente, enquanto os guardiões das leis e do Direito continuarem fazendo vista grossa, outros episódios de preconceito a nordestinos vão continuar surgindo na internet e também na vida real.

Muitos internautas me mandam mensagens alertando sobre esses "cyber imbecis". Muitas vezes tive vontade de gravar vídeos, rebatendo essas difamações aos nordestinos...

Mas decidi não desperdiçar minhas preciosas palavras, afinal, como diz a Bíblia, não se joga pérolas aos porcos. É que na falta de um conteúdo inteligente ou mesmo interessante, muitos apelam para conseguir chamar a atenção para seus perfis medíocres, seus blogs empoeirados, suas personalidades nauseantes...

Então, não vou ser platéia para esses espetáculos de mau gosto. E recomendo o mesmo a todas as pessoas que abominam esse tipo de conteúdo.

Por que cada visita a uma página preconceituosa é, por si só, um estímulo ao preconceituoso.

Vamos responder o preconceito com o desdém. Vamos ignorar os ignorantes, apesar de suas infâmias.

Deixe que digam, que falem, que mintam, que esperneiem...

Falarão ao vento e, como tudo que é vão, cairão no esquecimento.

O nordeste e os nordestinos não precisam provar o que não são.

Somos fortes acima de tudo, um povo acolhedor, vivemos numa terra linda, nossa cultura é rica, provamos nosso valor e nossa competência onde quer que estejamos.

Temos brio, temos honra, temos fé.

E eles? Têm o quê?