29 de mai. de 2011

Bioma caatinga necessita de proteção ambiental

O escritor Pedro Nunes Filho alerta para a necessidade de proteção do bioma caatinga, que vem sofrendo o impacto ambiental do lixo proveniente dos bens de consumo industrializados; materiais de degradação lenta e que causam dano silencioso e irreparável ao meio-ambiente, à saúde dos animais e do povo.


"Manipulados por populações despreparadas para proteger o meio onde vivem e desprovidas de coletas, esses resíduos industriais amontoam-se ao redor das pequenas cidades, multiplicam-se na zona rural, perdem-se no meio das caatingas, como elementos estranhos e perniciosos ao solo, às plantas, aos poucos mananciais de águas e à vida de um modo geral", detalhou.


Pedro Nunes explicou que o semiárido nordestino abriga a caatinga, único bioma dessa espécie no globo terrestre. Ele acrescentou que, para protegê-lo das ações destruidoras que vêm acontecendo todos os dias, é preciso formar verdadeiras brigadas de defensores da natureza. "A arma é a informação. A escola, o ambiente. O professor o indutor. Crianças e jovens, os destinatários dessa reforma de consciências, sem data para terminar", prenunciou.


O assunto é destaque na edição deste sábado (28) de sua coluna no portal Vitrine do Cariri. Para conferir o texto na íntegra é so clicar aqui.

Vitrine do Cariri