25 de mai. de 2011

SAÚDE NA REGIÃO: Dr. Jaime envia ao Cuité PB Online nota de esclarecimento

A TODO POVO DO CURIMATAÚ, preciso esclarecer um fato de importância para nossa região principalmente no setor de saúde.

 Quinta feira passada estivemos reunidos, em Picuí, com o SECRETÁRIO DE SAÚDE DO ESTADO que dentre tantos assuntos nos trouxe a determinação de fazermos um mutirão para realização das cirurgias que se encontram acumuladas (primeiro por terem sido suspensa no governo anterior desde SETEMBRO e, desde janeiro por falta de anestesistas). Ficou acordado que apresentaríamos a relação de pacientes de todas as especialidades com seus dados pessoais, endereço, telefone etc. No momento entreguei a demanda do Hospital Regional de Picui, inclusive orçamentada e desta forma já consolidando o processo de realização do mutirão através do Hospital Regional. No momento da minha explanação uma das secretárias de um município vizinho me pediu para ver a lista para saber quantos pacientes estavam relacionados da sua cidade. Certamente alguém, usando de má fé, de uma forma muito deselegante, oportunista e de postura antiética, copiou todos os nomes dos pacientes de CUITÉ que constavam da minha lista com todos os dados, SEM MINHA PERMISSÃO. Por isto FUI, ENTÃO, TOMADO DE SURPRESA QUANDO ALGUNS PACIENTES LIGARAM PARA MIM INFORMANDO QUE HAVIAM SIDO CONTACTADOS ATRAVÉS DE TELEFONES E RADIO, (segundo eles através de uma enfermeira do hospital de CUITÉ) INFORMANDO QUE EU HAVIA SUSPENDIDO TAIS CIRURGIAS E QUE ELES SE DESLOCASSEM ATÉ O HOSPITAL DAQUELA CIDADE, QUE AS CIRURGIAS DO HOSPITAL REGIONAL ESTAVAM SENDO TRANSFERIDAS PARA AQUELA ENTIDADE. A PROVA É TANTA QUE UM DOS PACIENTES QUE TINHA CIRURGIA MARCADA PARA ONTEM FOI UM DOS CHAMADOS PARA SER OPERADO EM CUITÉ E CONFIRMOU O QUE TANTOS OUTROS ME AFIRMARAM A RESPEITO DESTA FALTA DE RESPONSABILIDADE.


Claro que não tenho a pretensão de ser dono de pacientes, mas quando me procuram, confiam no meu trabalho, organizam suas cirurgias, durante todo o tempo necessário sinto-me responsável por eles e teria que ser minha decisão de contatá-los na impossibilidade de resolver seus problemas.

REAFIRMO AQUI A TODOS OS PACIENTES QUE AGUARDAM UMA CIRURGIA, QUE TENHO RESPONSABILIDADE E ESTOU A DISPOSIÇÃO DE CONCLUIR AQUILO QUE COMECEI, DEIXANDO LIVRES SUAS DECISÕES. NÃO SUSPENDEMOS AS CIRURGIAS DO HOSPITAL DE PICUI, CONTINUAMOS ATENDENDO CADA VEZ MELHOR E COM ÉTICA PROFISSIONAL.

JAIME DA COSTA PEREIRA FILHO (diretor do hospital regional de Picuí e plantonista cirurgião).

Do Cuitepbonline