25 de mai. de 2011

Ô NOVIDADE! Paraíba perdeu o prazo dado pela CBF e pode ficar fora da série D do Brasileirão

Enquanto os departamentos jurídicos de Treze e Botafogo trabalham para defender os interesses dos clubes no processo que acabou com a não homologação do título de campeão Paraibano do Galo, o estado poderá não ter mais o seu representante na Série D do Campeonato Brasileiro. Segundo o regulamento da Confederação Brasileira de Futebol, a confirmação da Federação Paraibana de Futebol (FPF) do clube que iria compor o grupo A4 deveria ter sido feita até a última segunda-feira, dia 23. Mas, como o PB2011 está sub júdice, o Estado não poderá mais apresentar o participante da Quarta Divisão; a não ser que a CBF encontre uma saída amigável para o imbróglio.

Para os torcedores que pensavam que a paralisação de sete dias para a realização da semifinal da 2ª fase entre Campinense x Treze foi a única coisa que poderia "manchar" a disputa do título, a presidente da FPF, Rosilene Gomes, alertou ontem em entrevista ao Diário da Borborema para uma longa briga nos tribunais que ainda está para acontecer. O julgamento do mérito da ação impetrada pelo Botafogo no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Paraíba será julgado na próxima terça-feira, dia 31, mas quem "perder" poderá ainda apelar para instâncias superiores, o que atrasará ainda mais o Paraibano, segundo Rosilene.
"Depois do julgamento da semana que vem, imaginemos o que pode acontecer: quem perder irá recorrer ao Pleno do TJD, e quem ainda estiver insatisfeito com a decisão poderá desencadear uma sucessão de procedimentos jurídicos que passarão inicialmente pela comissão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e só depois chegará ao Pleno do STJD. Isso leva muito tempo, já que o processo pode passar alguns dias na fila até o julgamento e ainda o tempo que se leva para cada membro do Pleno apreciar a denúncia", explicou a presidente da FPF.
Ela confirmou que, segundo o regulamento da Série D do Campeonato Brasileiro, a Paraíba perdeu o prazo de reconhecer quem irá representar o Estado na competição nacional. De acordo com o ranking nacional das federações, só compete à Paraíba um clube participante, já que pelo Artigo 3ª, Critério 1, remete a equipe que terminar na 1ª classificação na competição estadual, excluídos os clubes já pertencentes à Séries A, B e C.
"Infelizmente isso aconteceu. Quem perde com essa briga é a Paraíba, que pelo regulamento da CBF ultrapassou a data limite para determinar quem iria disputar a 4ª Divisão. Eu prossegui os jogos do campeonato porque existe uma determinação do STJD; agora o TJD entrou no jogo para prejudicar o Treze. Agora a Federação não irá discutir com ninguém, a decisão que chegar primeiro nós vamos acatar", disse.
Outra possibilidade para que o estado tenha um representante na Série D é a realização de outro campeonato. Segundo rege o regulamento da 4ª Divisão, no artigo 3º, parágrafo 1º, "As Federações poderiam conceder uma vaga para o clube vencedor de um torneio seletivo, cuja realização deverá ter sido aprovada pelo conselho técnico do campeonato local. O 2º diz que "o torneio seletivo deverá necessariamente ser disputado por um número mínimo de quatro clubes da 1ª Divisão de profissionais", o que torna-se inviável pelo pouco tempo disponível até a primeira rodada da Série D, em 17 de julho.

DIÁRIO DA BORBOREMA COM JORNAL