25 de mai. de 2011

Cientistas avançam no desenvolvimento de roupa invisível


Cientistas da Universidade de St. Andrews, no Reino Unido, anunciaram a criação de um material chamado Metaflex. O invento significa mais um passo rumo à fabricação de tecidos que permitam criar o efeito da invisibilidade dos objetos.


O Metaflex é um metamaterial, ou seja, um material artificial que possui propriedades não encontradas naturalmente. No passado, foram desenvolvidos metamateriais que canalizam a luz e assim tornam invisíveis os objetos para ondas longas. Mas a luz visível representa um desafio maior. O menor comprimento da onda da luz do sol faz com que os átomos do metamaterial tenham de ser muito pequenos para que o efeito de invisibilidade ocorra. Até agora estes átomos menores só puderam ser produzidos sobre superfícies planas e duras, incompatíveis com os tecidos das roupas.
A novidade apresentada por este trabalho é que o Metaflex consta de membranas flexíveis, criadas graças ao emprego de uma nova técnica que liberou os meta-átomos da superfície dura sobre a qual foram produzidos.

Desta maneira, o Metaflex pode atuar em comprimentos de onda de 620 nanômetros, que corresponde ao vermelho, já dentro do espectro da luz visível. A união destas membranas poderia produzir um "tecido inteligente, que seria o primeiro passo para fabricar uma capa ou qualquer outra peça que faça desaparecer" a pessoa que a vista.

(com Agência EFE)