24 de mai. de 2011

BURRICE CIBERNÉTICA: Homem foragido há 13 anos é preso após publicar fotos no Orkut

Foragido há 13 anos, Daniel Antônio Fernandes, 37, foi rastreado e preso pela polícia após publicar fotos pessoais no Orkut. Em 1998, Fernandes foi preso duas vezes no Estado do Paraná, e morava atualmente em Valinhos (a 86km de São Paulo).

Um policial do serviço de inteligência da PM de Campo Mourão (PR), onde Fernandes morava, que costuma pesquisar nomes e mandados com o auxílio da internet, foi o responsável pela prisão. "A gente trabalha em cima do deslize dos criminosos", disse à Folha.

O policial, que não pôde revelar seu nome, identificou Fernandes no Orkut e, após o foragido aceitar um convite de amizade, começou a troca de mensagens. Dois meses após o primeiro contato, Daniel Fernandes foi preso pela PM de Valinhos, em uma ação coordenada com a PM de Campo Mourão, no último dia 11.

Segundo o major da Polícia Militar de Campo Mourão, Virgulino Alves da Silveira, Fernandes aguardava a prescrição de suas penas para voltar à cidade.

HISTÓRICO

Nas duas vezes em que foi preso --por roubos a bancos, homicídio e sequestro-- Fernandes fugiu com a ajuda de outros membros de sua quadrilha.

Em sua primeira passagem pela cadeia Fernandes ficou detido apenas 20 dias, até que um grupo fortemente armado arrombou e rendeu a guarda da cadeia pública de Boa Esperança (PR), resgatando-o.

Na segunda vez, membros do grupo derrubaram o muro e parte do prédio da penitenciária pública do Ahú, em Curitiba (PR), usando um caminhão de lixo. Durante a ação, um policial militar, que estava de plantão, foi morto.

Da folhaonline