26 de set. de 2011

Fantástico denuncia ambulâncias paradas e quebradas na PB; governo culpa gestão passada


A denuncia foi sobre a falta de condições das ambulâncias do SAMU

O programa Fantástico da rede Globo voltou a exibir uma reportagem especial sobre problemas na gestão dos serviços públicos, desta vez o tema foi Saúde e mais uma vez a Paraíba foi destaque negativo no dominical da emissora. A denuncia foi sobre a falta de condições das ambulâncias do SAMU e o não funcionamento do serviço, mesmo com milhares de veículos parados em vários estados.
No caso da Paraíba, a reportagem identificou 90 ambulâncias, das 160 que foram entregues no ano passado, sem operar, principalmente nas cidades de Juripiranga, Sapé e Guarabira. Em João Pessoa foi identificada uma ambulância da Secretária Municipal de Saúde com três anos de emplacamento atrasado e em péssimas condições físicas e mecânicas. Após a abordagem da equipe global, o veiculo foi tirado de circulação.
O secretário estadual de Saúde, Waldson de Sousa, culpou o governo passado pela má distribuição dos veículos e acusou a gestão passada de usar critérios políticos para distribuir as ambulâncias.
Os ex-secretários de Saúde e Controladoria Geral, José Maria de França e Roosevelt Vita, respectivamente, rebateram a acusação e afirmaram que os critérios utilizados pelo governo foi baseado na portaria do Ministério da Saúde.
A secretária de Saúde de João Pessoa, Roseana Meira, responsável pela construção da Central de Regulação, disse que a demanda leva tempo para ser viabilizada e por isso, ainda existe este tipo de problema (ambulâncias sem operar). Roseana é secretária de Saúde de João Pessoa há sete anos.
WSCOM