São 111,7 candidatos por vaga no curso de Medicina em Campina Grande.
Dados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pela Comprov.
O curso mais procurado é o de Medicina oferecido no turno diurno em Campina Grande: são 10.057 inscritos para cada uma das 90 vagas, totalizando 111,7 candidatos por vaga. No ano passado, o índice ficou em 80,66. De acordo com o presidente da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov), esta é a mais concorrência acirrada da história do vestibular da instituição. A lista completa pode ser consultada no site www.comprov.ufcg.edu.br.
O curso de Medicina no campus de Cajazeiras é o segundo mais disputado: são 93,8 inscritos por vaga. No total, 2.815 procuraram as 30 vagas. Ainda no ranking dos mais concorridos estão Arquitetura e Urbanismo (32,8), Administração (31,5), Psicologia (29,4), Engenharia Civil (26,88), todos em Campina Grande, além de Direito do campus de Sousa (28,6).
Os cursos menos concorridos são o bacharelado e a licenciatura em Música, entre 0,6 e 0,9 candidatos por vaga, licenciatura em Física (1,4), Matemática (1,93) e Educação do Campo (1,9).
O vestibular 2012 teve quase 20 mil inscritos a mais do que a edição passada. Para Marcos Gama, a procura aumentou devido à credibilidade que a instituição vem construindo, mesmo sendo uma universidade nova, com apenas dez anos de existência. "Ainda somos recém-nascidos, mas a qualidade dos nossos cursos já se tornou um referencial. O fato de termos aderido ao Enem no ano passado só vem a agregar. A forma de ingresso este ano não mudou, continua a mesma, portanto não atribuo a grande procura somente ao Enem", explicou.
Como em 2011, a universidade aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e aproveitará as notas obtidas pelos inscritos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As provas acontecerão nos dias 22 e 23 de outubro.