9 de jan. de 2012

PICUÍ: AS VERDADES OMITIDAS

POR OLIVÂNIO REMÍGIO


Vereador Olivânio faz levantamento das receitas e despesas do FUNDEB do primeiro semestre de 2011 e constata que a Prefeitura só comprometeu 48,48% com o magistério

Mesmo contra a vontade do Prefeito e da Secretária de Educação em não fornecer quaisquer informações referentes a prestação  de contas do FUNDEB, o vereador Olivânio trás em primeira mão a receita e despesa detalhada do primeiro semestre de 2011. 

O levantamento tomou por base as despesas efetuadas nos 60% e 40% do respectivo fundo. Para facilitar a compreensão disponibilizamos as informações em tabelas e gráficos com as devidas porcentagens.

DEMONSTRATIVO DA RECEITA E DESPESA

No primeiro semestre de 2011 a receita total foi de R$ 3.992.010,58, e a despesa de R$ 2.998.417,29 (75%), ocasionando uma sobra de R$ 993.593,29 (25%).
Despesas nos 60%
No primeiro semestre, além do pagamento de 6 (seis) folhas,  a prefeitura efetuou metade do décimo terceiro salário, mesmo assim o comprometimento de 60% do total de R$ 3.992.010,58 que é equivalente a R$ 2.395.206,35 com o magistério ficou na casa dos 48,48%, R$ 1.935.360,89, logo a disponibilidade (sobra) para o mês de agosto foi R$ 459.845,46 o que corresponde a 11,52%

Item
R$
%
Disponibilidade magistério
2.395.206,35
60%
Despesa Magistério
1.935.360,89
48,48%
Caixa Magistério
459.845,46
11,52%
Despesa nos 40%
Registramos a receita de R$ 1.596.804,23, e a despesa de R$ 1.063.056,40 (26,63) e a sobra R$ 533.747,83 (13,37%).

Item
R$
%
Disponibilidade 40% (pessoal de apoio e outras despesas)
1.596.804,23
40%
Despesa dos 40%
1.063.056,40
26,63%
Caixa 40
533.747,83
13,37%








Mais informações no decorrer da semana, a proposta é desvendar o mistério se a prefeitura cumpriu ou não com a obrigatoriedade dos 60% como preconiza na Lei do FUNDEB, não iremos omitir informações ou inventar números. Caso a prefeitura tenha atendido o que determina a Lei, esse mandato não se furtará de publicar, o que não podemos aceitar é a negativa de prestação de contas.