31 de mar. de 2014

Decidido: Dilma orienta PT da Paraíba apoiar Veneziano



O final de semana foi a presidente Dilma tentar reparar os estragos causados na relação com o PMDB. Conforme extensa reportagem do jornal O Estadão, o PT decidiu abrir mão dos anéis, para não perder os dedos da coligação com o partido. Em vários Estados, o partido vai desistir de candidatura própria para apoiar candidatos do PMDB…

É o caso da Paraíba. Está na reportagem: “Na Paraíba, a ordem é levar o PT para o PMDB do senador Vital do Rêgo. Escolhido em setembro ministro da Integração pelos senadores peemedebistas, Vital não chegou a ser convidado por Dilma para a função. No auge da crise com o PMDB, há um mês, ela ofereceu a ele o Ministério do Turismo.”

E acrescenta: “O senador não aceitou. Na coleta de assinaturas para a criação da CPI da Petrobrás, ele disse que não daria seu apoio por pertencer à base do governo. Dilma decidiu que o PT deverá apoiar o candidato Veneziano do Rêgo ao governo. Ele é irmão de Vital.” Ou seja, a confirmação do apoio do PT a Veneziano é, agora, apenas uma questão de tempo.

Até onde o Blog pode apurar, o partido vai realizar uma reunião apenas protocolar, no próximo dia 12, com o objetivo de referendar a decisão da nacional e deliberar como se dará a participação do PT na chapa, se indicando o candidato ao Senado ou a vice de Veneziano. O nome de Nadja Palitot é o mais forte para integrar a chapa do peemedebista.

Na reportagem do Estadão citam-se os vários Estados onde o PT abrirá mão de candidatos próprios para apoiar aliados do PMDB. Mais em http://migre.me/izBC8.


Helder Moura