17 de mar. de 2014

PEDRA LAVRADA: Município Implanta o Acolhimento de Prioridades nas Unidades de Saúde

Depois de Implantar a marcação de exames dentro do PSF, município agora agendará as consultas médicas

A Secretaria Municipal de Saúde implantou o serviço de Regulação dos Serviços de Saúde. A partir de fevereiro, as consultas especializadas e exames já podem ser marcados dentro do PSF e Postos de Saúde.

Para melhorar ainda mais o serviço e facilitar a vida dos usuários do SUS, a Secretaria de Saúde também está implantando, a partir do mês de março, o acolhimento com classificação de prioridades (atendimentos de urgência e atendimentos eletivos) também para o atendimento médico em geral. O acolhimento por classificação de prioridades funcionará da seguinte maneira: Todos os usuários que buscarem atendimento médico passarão por uma triagem inicial, na recepção da Unidade, onde será caracterizado o seu atendimento. Para os usuários que estiverem apresentando alguma afecção clínica, como dor, febre, ou outra característica do atendimento de urgência, terão atendimento imediato, de acordo com a demanda do dia. Para aqueles usuários que buscarem o serviço para pegar receituário médico, prescrição médica ou avaliação inicial ou retorno, a Unidade fará um agendamento diário dessas consultas.

A medida garante que todos os usuários com afecções clínicas possam ser atendidos dentro da quantidade de fichas diárias que são disponibilizadas para a população, e ainda, garante que todos os usuários de medicação controlada possam ser atendidos dentro do prazo de vigência do término da medicação. Uma ressalva importante, para os portadores de doenças clínicas como os hipertensos, diabéticos, e outras, que terão o seu atendimento sem alterações, pois, já são automaticamente inseridos dentro dos grupos prioritários.

"A Secretaria de Saúde do Município vem estudando diariamente medidas que melhorem e ampliem a oferta dos serviços efetivos, com a garantia do bom atendimento, sempre por uma equipe comprometida com a saúde do povo lavradense" essa fala é da Coordenadora de Atenção Básica do Município Vivian Vasconcelos Tavares, que dentro de vários esclarecimentos sobre a atenção básica do Município, informou que o NASF (Serviço de Apoio ao PSF), tem previsão de funcionamento já no mês de abril, com os serviços de Fonoaudiologia, Nutrição e Fisioterapia.

Ascom Pedra Lavrada