A participação de Maria de Jesus, 82 anos, mais conhecida por “Lilia das Mangueiras” no Fantástico da Rede Globo foi postado no YouTube, nessa terça-feira (06). Um assunto polêmico no ano de 1997, fez com que a “Rainha do Amor” de Cajazeiras ficasse conhecida nacionalmente. Ela mora em Cajazeiras desde os 17 anos quando fugiu de casa porque estava grávida.
Lilia, que é natural de São José de Piranhas e proprietária de um prostíbulo na “Terra de Padre Rolim”, teve seu nome cogitado pelo então vereador Severino Dantas (PT), para receber título de cidadania cajazeirense pelos serviços prestados no município.
O vereador chegou a apresentar um requerimento na câmara, mas o tema gerou uma polêmica sem dimensão e a “Mulher que ensinou Cajazeiras a amar”, como ficou conhecida, participou do programa global.
O jornal 'O Estado de São Paulo', de circulação nacional, também divulgou a matéria polêmica. O caso repercutiu no Brasil inteiro e casou revolta entre muitos cajazeirenses de famílias tradicionais.
O assunto virou tema de pesquisa e mais de 60% da população votou pela concessão do título, mas os vereadores não aprovaram a matéria.
O padre Francivaldo do Nascimento afirmou que Lilia não prestou servicos relevantes a sociedade e, portanto, não deveria ser homenageada com o título.