30 de abr. de 2013

Anderson Eliziário: Em Resposta: “Rádio Boa FM "fecha" portas aos professores de Pedra Lavrada”

Em meio à tamanha repercussão da matéria: “Rádio Boa FM "fecha" portas aos professores de Pedra Lavrada” me dirijo a esse espaço para mostrar a minha versão sobre esse episodio, que está sendo bem forte para min.

Imagem Facebook
Na última quarta, 24 de Abril de 2013, Os professores da Escola Municipal Maria Elenita Vasconcelos Carvalho e da Escola Estadual Graciliano Fontini Lordão aderiram à paralisação nacional dos servidores da educação, programada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Conforme noticiado pelo site vozdepedra.com.

Como foi noticiado na matéria: “Rádio Boa FM "fecha" portas aos professores de Pedra Lavrada”. De fato, alguns docentes solicitaram um espaço no programa “Central de Noticias”, o qual comando, um espaço para a divulgação da adesão a paralisação nacional. Porém, devido a um mal entendido, tal espaço para debatermos sobre esse assunto, a meu ver, ultrapassaria o tempo do Jornal, entrando no horário do programa que vem logo a seguir.

Os Professores: Wagner Tavares, Silvana Dias e Daniel Robson Gomes estiveram no estúdio, onde conversamos e entramos num acordo de fazermos “um programa em especial” na quinta-feira, 25 de abril de 2013, para que além de comunicarmos sobre a paralisação dos professores, pudéssemos explicar a toda à população Lavradense o que significa cada reivindicação que estava sendo feita.  Ou seja, seria bem mais do que um informativo, mais sim, um programa para tentarmos mostra a sociedade a real situação dos professores, tanto a nível municipal quanto a nível nacional, e desmistificar que professor só faz greve ou paralisação por que quer ganhar mais dinheiro, Quando sabemos que a realidade não é bem essa.

Após conversamos, por aproximadamente cinco minutos, isso durante o Jornal, voltei ao ar e expliquei o motivo da demora. Em seguida, li a matéria: “Pedra Lavrada: Professores cruzam os braços e aderem à paralisação nacional” noticiada pelo site vozdepedra.com. Ou seja, ouve a comunicação sobre a paralisação dos professores e das escolas citadas nessa matéria.

Trecho em que comento sobre os Professores:



Depois do Jornal, conversei com os Professores Roberto Solon e Wagner Tavares, onde ficou acertado, entre nós três, que viríamos à rádio, logo mais à tarde, para entrarmos no ar e falarmos sobre o assunto. “Sim, eu marquei para que viéssemos à rádio, também na tarde da quarta, 24 de abril de 2013”.  Só que, nós sabíamos que antes que viessem para a rádio, aconteceria uma reunião entre os professores da rede estadual.

Agora quero explicar o que me aconteceu.

Depois de conversar com os Professores, Roberto Solon e Wagner Tavares, O Vice-Prefeito do município entrou em contato para saber se havia condições de fazer uma gravação, no Centro Profissionalizante, de uma reunião com “Prefeitos e Assessores”, sobre o Consórcio Municipal de Saúde e o Aterro Sanitário, que virá a ser instalado em nossa região.

Pensando que daria tempo de gravar essa reunião, e logo em seguida, fazer um Bate-Papo na Rádio com os Professores, eu confirmei com o Vice-Prefeito que teria condições Sim, e marquei o compromisso. Porém, aconteceu tudo ao contrário. A Reunião dos Professores terminou primeiro e a reunião dos Prefeitos atrasou. Quando estava no Centro Profissionalizante, reparei que os professores, Roberto Solon, Antonio Cordeiro Rodrigues, Daniel Robson e Romana Meira Sampaio, estavam se aproximando da Rádio. Então, fui até o encontro deles e fiquei sem saber o que fazer. Pois, eu havia marcado dois compromissos ao mesmo tempo.

“A Rádio estava Fechada” não por causa dos Professores, mas, por me encontrar no Centro Profissionalizante.

Aqui eu enfatizo: “Por ter quebrado o compromisso com os Professores, peço mil desculpas”. Não tive, e não tenho nenhuma intenção de negar vez e voz no meio de comunicação que faço parte. Nem a professores ou a qualquer outro integrante da minha comunidade. Aqui, ficam meus mais sinceros pedidos de Desculpas. 

Mostrado esse lado do episodio.

Eu não concordo com alguns pontos da matéria: “Rádio Boa FM "fecha" portas aos professores de Pedra Lavrada”. Desde que faço parte desta emissora, sempre lutei pela “Democracia” na Rádio. Sendo essa “Democracia” a característica principal que sempre á destacou das demais da região, vocês mais do que ninguém deveriam ter consciência disso. Eu errei por ter quebrado o compromisso, mas, se vocês ouvirem o áudio do jornal, exibido naquele dia, irão ver que fui á favor de vocês, e que só queria ajuda-los. Não prejudica-los.

Agradeço pelo espaço, e só quero que agora possamos olhar para frente. Pois, um cara pelo qual tenho grande estima, uma vez me falou: “Que quando agimos de maneira certa, tudo pode dar certo”. Espero ter agido de forma correta, dessa vez, utilizando esse espaço.

Atenciosamente:

Anderson Henrique Eliziário da Costa
Diretor Operacional da Rádio Boa Esperança FM

Ouça o áudio do Programa Central de Noticias na Integra, exibido no dia 24 de Abril de 2013.