26 de abr. de 2013

Seca na PB interrompe produção da melhor água de côco do país

A plantação de coqueiros do perímetro de São Gonçalo está comprometido por falta de irrigação na região.


Cerca de 7 mil coqueiros da região de Sousa correm o risco de ser dizimados devido a seca que se prolonga no estado da Paraíba. Até mesmo no perímetro de São Gonçalo, uma das áreas mais irrigadas do estado, a situação é crítica. O produtor rural Valdivino Dias se emocionou, durante entrevista concedida a repórter da TV Correio Larissa Fernandes, e declarou que está passando fome, uma vez que sua aposentadoria não supre todas as necessidades de sua família.

Antes do período de estiagem, os agricultores locais chegavam a recolher de 22 a 26 carradas de coco diariamente. O produto era distribuído em todo território nacional e considerado uma das melhores águas de côco do país. A seca, no entanto, impediu que a produção seja realizada em ritmo normal. Atualmente, no máximo cinco carradas do produto são retiradas do coqueiral.

Como forma de tentar salvar os pés de côco que ainda se mantêm vivos, os agricultores do perímetro estão discutindo estratégias para a solução do problema. O projeto mais debatido pelos produtores é o de transferir a água das várzeas de Sousa para o perímetro irrigado de São Gonçalo. Segundo o plantador de côco Raimundo Gonçalves esta é a melhor ação que pode ser tomada para salvar a plantação da região. “Não temos água no açude, os lençóis secaram, os cacimbões que nós temos só está funcionando durante vinte minutos e da maneira que está, se não for a providência de Deus, nós vamos perder tudo de uma só vez”, lamentou o produtor rural.

Entretanto, o coordenador da Projetec – empresa responsável pelo projeto de irrigação das várzeas de Sousa – Rogério Pavanelli, não acredita viabilidade da transferência de água para o  “O canal hoje não está na sua plenitude de operação. Ele está precisando de uma grande reforma porque não está conseguindo trazer a quantidade de água prevista para ele trazer ao projeto das várzeas de Sousa. Usar a água para irrigar o projeto de irrigação de Sousa e de São Gonçalo, esse projeto não tem condição de atender”, pontuou Pavanelli.
A plantação do perímetro irrigado de São Gonçalo é a única fonte de renda de centenas de famílias do Sertão da Paraíba.

Confira, na íntegra, todos os detalhes sobre a situação dos produtores de côco do perímetro de São Gonçalo, na reportagem do Correio Cidades:



Portal Correio