Subiu para 17 o número de municípios em situação de emergência este ano na Paraíba. Agora, os municípios de Gurinhém, Mulungu, Queimadas e Alagoa Grande fazem parte da lista que, até esta quarta-feira (18), já havia registrado, aproximadamente, 700 famílias desabrigadas.
Esta semana um açude de Queimadas transbordou e alagou a cidade.
As famílias que tiveram que sair de suas moradias buscaram abrigo em casas de parentes. Outras 130 pessoas perderam suas moradias e foram encaminhadas aos abrigos públicos.
De acordo com o coordenador operacional de apoio logístico da Defesa Civil Estadual, George Sabóia Filho, foi feito um levantamento da atual situação dos 13 primeiros municípios atingidos, cujo relatório já foi encaminhado à Brasília para o reconhecimento da situação emergencial das cidades. São elas: Arara, Areia, Bayeux, Barra de Santana, Campina Grande, Ingá, Itabaiana, João Pessoa, Mogeiro, Natuba, Pilar, Santa Rita e Salgado de São Félix.
George Filho declarou ainda que nas cidades de Gurinhém, Mulungu, Queimadas e Alagoa Grande os danos ainda estão em fase de análise. “Estamos fazendo o levantamento dos danos. Após o levantamento poderemos preparar o relatório que deve ser enviado à Brasília, reconhecendo a situação de emergência enfrentada pelos municípios”, frisou.
Campanha ‘Solidários sim, desabrigados não’
A Fundação de Ação Comunitária (FAC) participa da campanha ‘Solidários sim, desabrigados não’, lançada pelo governador Ricardo Coutinho para ajudar as famílias desabrigadas pelas últimas chuvas registradas no Estado, juntamente com a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Humano.
Além de colchões, travesseiros e cestas básicas, foram doados cerca de 7.000 pães, 1.200 litros de leite, 66 fardos de fubá, arroz e feijão, e 66 sacolas de roupas e lençóis.
Em João Pessoa, uma tenda foi disponibilizada para recolhimento de doações de roupas e alimentos no Busto de Tamandaré. Para mais informações sobre a campanha, os telefones da Defesa Civil são 3218-4679, 3218-4678 e 3218-4677, além do número de emergência, 199.
Com Secom-PB