13 de mai. de 2011

Dia de São Nunca

Por Joelson Santos


Na história de Pedra Lavrada, nunca vimos jovens tão destemidos a opinar e discutir abertamente questões que os preocupam e são de interesse de todos. E, essa atitude jovem, incomoda aos poderosos.


Estamos vivendo e presenciando problemas que estão sendo discutidos pela nossa sociedade. Principalmente, pelos que almejam um futuro promissor. Dessas discussões, a que mais me chama a atenção é justamente sobre Educação.


No ano de 2010, a Escola Graciliano Fontini Lordão foi palco de conquistas: o manifesto dos estudantes para a reconstrução do prédio da Escola Professor Francisco Ferreira e, a vitória da Professora Romana e a aluna Rossana nas Olimpíadas de Língua Portuguesa.


Porém, quero destacar algo que muito está me incomodando: - Por quais motivos o prédio que já está concluído, não foi entregue aos estudantes? Que interesses há por trás dessa tão demorada entrega? Sim, porque até onde sabemos, em uma entrevista à Rádio Boa Esperança, não só o vereador Gurí como também o prefeito falaram claramente que seria entregue no dia 5 de maio. Infelizmente isso não vimos acontecer. Por certo, irão entregar no dia 31 de fevereiro ou no dia de São Nunca, quem sabe...


Nós últimos dias, estudantes se reuniram em frente à escola para protestar contra atraso e o adiamento de entrega do prédio. Mais uma vez foram mal interpretados e até, foram chamados de vândalos. Estudantes que buscam melhorias para nossa educação são vândalos? Certamente não! Muitos dizem que queremos fazer política. Não, não queremos. Afinal, os que falam isso são os que estão fazendo política, pois vivem disso.


A Escola Graciliano, no ano passado, estava começando a desenvolver um padrão educacional melhor. Desde a direção aos professores, todos trabalhavam pelo melhor dessa escola. Então, por mudança de governo e politicagem, tudo muda e o que estava dando resultados positivos acabam regressando e diminuindo o trabalho desenvolvido. Trocando experiência por inexperiência a educação vai abaixo. Diz o ditado que “em time que se está ganhando não se mexe”. E ainda dizem que somos nós que fazemos política, vai entender!


Agora, percebemos que os alunos estão sofrendo por falta de professores que entraram em greve por falta de contrato e de pagamento. Mais uma vez os alunos são os prejudicados.


Diante disso, queremos saber até quando iremos esperar por essa bendita entrega do colégio? Quando os pagamentos dos professores serão efetuados? Esperar pelo dia de “São Nunca” não dá. Pois esse dia só existe para os que estão adiando a entrega da escola. Por isso, queremos nosso patrimônio de volta com uma educação digna sem politicagem.



Pedra Lavrada, Seridó Oriental da Paraíba