Por Dema Macedo
A Cassação do Prefeito Buba Germano através da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) acatada por maioria dos magistrados do TRE PB foi recebida por seus correligionários de forma surpreendente. Acusado por omissão de não declarar 67% das despesas de sua campanha, Buba foi cassado pelo tento de 4 x1, placar desfavorável e elástico que poderá ser seguido pelo TSE.
Repercute negativamente não somente na região do Curimataú, mas também nos municípios filiados a FAMUP, A Federação das Associações de Município da Paraíba (FAMUP) tem status e estrutura importante, vale a pena lembrar que Ricardo Coutinho na época não apoiou a candidatura de Buba para essa entidade.
Desta vez não faltou energia no prédio do TRE, para que a corte de forma enérgica decidir pela Cassação de Buba e seu Vice, penalidade de multa e o pior inelegibilidade por um período de três anos. Para Buba lhe resta recorrer ao TSE para se garantir no cargo , cabendo ainda recurso até o STJ. Assim como é quase de praxe, Buba torce pela morosidade judicial e assim como outros cassados, possa cumprir o resto do seu mandato através de liminar.
Para alguns Buba Inegavelmente se transformou numa montanha intransponível, mas sofre um desmoronamento politico com os deslizes que subitamente o surpreendeu, agora lhe resta o mandato de sua esposa “Gilma Germano” para tentar se reerguer e o que será inédito na “FAMUP” agora ser presidida por um prefeito cassado, certamente no mínimo haverá desgaste.
Prestação de contas é coisa séria até em condomínio, desde que assim seja encarado. Esperamos que o partido do PPS da Deputada Gilma, tenha feito o dever de casa, diferentemente do PSDB que a própria conta partidária foi recentemente reprovada por constar “nota de ração de cão”, se pelo menos fosse alpiste ou ração pro biótica para aves, afinal o símbolo do PSDB é o Tucano.
Participei da vitória de Ricardo em Cuité, aqui destaco o exagero na fala do então Prefeito Buba “cassado” , quando em palanque “Trio Elétrico” se auto intitulou parecido com Ricardo. Desprezando as comparações físicas, entendo que a origem, trajetória e compromisso do nosso Governador são absurdamente diferentes, por iniciar com sua ficha limpa.
No mesmo dia da sua cassação Buba e sua comitiva estavam em Brasília na “Marcha dos Prefeitos” e aqui no TRE PB “marchava” sua cassação. A oposição a Buba em Picuí jogou-lhe um balde de água fria nas suas pretensões politicas, essa mesma oposição que tem postado nos blogs e sites políticos da capital, que houve gastos desnecessários com viagem de avião para sua comitiva e imprensa na “marcha dos prefeitos” que foi “a marcha para Jesus”. Viagens de avião ou de ônibus que muitos atletas amadores paraibanos precisam representar a bandeira do seu município ou estado, que muita das vezes essas viagens são negadas.
Buba subestimou a oposição de Picuí, que deforma viril não titubeou e o que se pensou em dá em Pizza, ou melhor, em carne de sol, deu “cassação”. Fica mais um exemplo que se deve combater sistematicamente e denunciar responsavelmente os possíveis abuso do poder econômico e captação ilícitas de sufrágio mediante benesses. Outro ponto contraditório é conceber um prefeito que recebeu premiação no âmbito nacional ter seu mandato cassado.
Do Cuitepbonline